Juventude Missionária de Macapá participa da 6ª Missão Sem Fronteiras

MACAPÁ (AP) – Por Angley Pantoja e Jefferson Souza (Pascom)

Evento visava despertar o protagonismo juvenil missionário

De 5 a 14 de janeiro de 2024 a Juventude Missionária (JM) da Diocese de Macapá, grupo ligado às Pontifícias Obras Missionárias (POM), participou da 6ª edição do Missão Sem Fronteiras, em Manaus (AM). O evento teve por objetivo “despertar o protagonismo missionário e fortalecer o vínculo e a interação entre os Jovens Missionários (JM) de todo o Brasil”.

O estado do Amapá foi representado pelos jovens Eliemary Parosca (JM da comunidade Ipixuna Miranda) e Hamon Santos (JM da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Para eles, uma experiência muito satisfatória e que ficará marcado em suas trajetórias.

“Ser jovem missionária, é rezar, mas também vai muito além disso”, explicou em depoimento Eliemary. Para ela, “fazer o bem, com obras, com certeza valida a nossa fé cristã católica e esse é um dos grandes objetivos da JM”, afirmou.

Eliemary contou que o grupo foi dividido e cada um deles foi enviado para uma área missionária ou paróquia da cidade de Manaus. “Meu grupo foi designado para vivenciar essa experiência missionária em um município chamado Presidente Figueiredo, há duas horas da capital Manaus. Nos dias que já se passaram realizamos visitas às famílias que moram na comunidade Nossa Senhora das Graças, que se localiza no interior de Presidente Figueiredo, as pessoas são acolhedoras e estão nos recebendo com muita alegria e carinho”, contou.

“Nas visitas realizamos o terço missionário, leitura da Bíblia, conversamos com as pessoas da casa e partilhamos nossas histórias de vida” destacou a jovem.

Para o missionário Hamon a socialização de experiências com os outros grupos da JM do Brasil foi uma questão de fortaleza. “Poder presenciar que a dificuldade que enfrentamos é de possível superação, me faz acreditar que ser um jovem missionário, é viver, sem deixar que os problemas sejam prioridade, e sim, focando sempre na resolução deles”, destacou.

O tema do encontro foi “Jovens das Igrejas Locais aos Confins do Mundo” recordando o tema do 5º Congresso Missionário Nacional que ocorreu na cidade em novembro de 2023. De acordo com os organizadores, 50 jovens de diversos estados do Brasil participam do evento juvenil.

www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa