Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Diocese de Macapá realizou ordenação presbiteral e diaconal no sábado (13)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Agora Diocese passa contar com um novo padre e sete novos diáconos

MACAPÁ (AP) – Por Rafaelli Marques | Fotos: Márcia Fonseca, Victória Figueiredo e Willian ValérioRedação Pascom

O último sábado (13), foi um dia festivo marcado por fé e emoção na Diocese de Macapá, com a ordenação presbiteral e diaconal. Oito homens deram seu sim para a vocação e ao serviço a comunidade católica amapaense. As celebrações foram presididas pelo Bispo da diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro e reuniu membros do clero, familiares e comunidade geral.

Novo presbítero

A primeira cerimônia aconteceu pela manhã na Igreja Matriz São Tomé, na Vila Maracá, no município de Mazagão, onde o então diácono Flaviano Santos, passou pelos ritos da ordenação presbiteral: eleição e propósito, com promessa de obediência ao bispo e ao seus sucessores; Prostração e Ladainha de Todos os Santos, Essenciais, com a imposição das mãos sobre a cabeça do candidato pelo bispo e padres presentes e a oração de ordenação.

Concluído com os ritos explicativos e complementares com a vestição das veste do novo padre, unção das mãos e ósculo da paz, com a acolhida do novo sacerdote, que assume a recém criada área missionária São Tomé.

Concluído com os ritos explicativos e complementares com a vestição das veste do novo padre, unção das mãos e ósculo da paz, com a acolhida do novo sacerdote, que assume a recém criada área missionária São Tomé.

Pe. Flaviano Fonseca dos Santos foi ordenado na Vila do Maracá onde exercerá seu ministério presbiteral | Foto: Márcia Fonseca - Pascom

“Nós ganhamos um novo sacerdote, o diácono Flaviano foi ordenado padre. Ele já era diácono permanente, com muitos anos de serviço à igreja, um homem profundamente animado, missionário, sensível, simples e estava na área missionária São Tomé, na Vila Maracá. Nós temos aí um contexto de 30 comunidades. Então, já assumiu e pronto, será o futuro pároco daquela paróquia. Nós agradecemos a Deus pelo sim do Padre Flaviano, que de onde conceda a firmeza de ânimo, otimismo e alegria para servir aquelas comunidades”, ressaltou Dom Antônio.

Dom Antônio faz a imposição das mãos durante Rito de Ordenação | Foto: Márcia Fonseca - Pascom

O novo padre Flaviano Santos destacou que o momento foi bem especial e que atende ao chamado da comunidade daquela localidade.


“É um dia especial na minha vida, na vida da minha família e da nossa Diocese. Só dizer gratidão a Deus por tudo. Assumo essa área missionária, é desafio, mas é um desafio que o Espírito Santo vai nos guiar, nos ajudar, nos dar força e sabedoria para conduzir o povo de Deus. Estou muito feliz e repito, a Diocese ganha mais um padre. Por isso, eu preciso das orações para que possamos conduzir essa missão, pastorear esse povo de Deus da Vila do Maracá, que tinha tanta sede de ter um padre só seu e agora tem e já vamos ter três missas no Natal”, disse o sacerdote.

Os sete novos diáconos durante a Ladainha de Todos os Santos | Foto: Willian Valério - Pascom

Ordenação Diaconal

Já a cerimônia de ordenação diaconal aconteceu à noite, na Catedral de São José, no bairro Central, da capital Macapá. Foram ordenados sete diáconos, seis permanentes e um transitório (em preparação para o sacerdócio). Os candidatos são das paróquias Nossa Senhora de Fátima, São Pedro e Catedral. 

Os novos diáconos da Diocese de Macapá são: Alcinei Oliveira de Souza, Carlos Alfrane Santos da Silva, Edson Franças dos Santos, Francisco Rogério Pinheiro da Costa, Francisco do S. Miranda de Brito, Manoel Edilelson Madureira Batista e Ubiraelçon de Oliveira Jardim.

Na celebração de ordenação diaconal aconteceu com os seguintes ritos: de apresentação e eleição; propósito e compromissos, com a promessa de obediência; Prostração e Ladainha de Todos os Santo; Essencial, com a imposição das mãos e prece de ordenação; Explicativos com a entrega das vestes diaconais e ósculo da paz, com a saudação do bispo e diáconos presentes aos recém ordenados.

Dom Antônio recorda a missão dos diáconos durante a homilia | Foto: Victória Figueiredo - Pascom

 “São sete diáconos, esse número é muito significativo, sete é o número da perfeição. (…) Que eles, que concluem agora esse processo de formação, possam de fato servir em santidade e justiça diante de Deus e da comunidade todos os dias. Que possam ser servidores da comunidade com muito entusiasmo e inteligência. São homens bons, todos eles, animados, já têm uma série de experiências pastorais”, pontuou o bispo Dom Antônio.

O diácono permanente Edson França, que assumirá a futura Área Missionária Santa Cristina, no bairro Ilha Mirim, expressou a sua emoção e compartilhou sobre a nova missão.


“É um momento ímpar na história da Igreja, sete diáconos ordenados, a primeira ordenação praticamente com Dom Antônio, uma experiência ímpar sem igual, e de imediato logo a missão que foi instituída pelo Bispo, bem antes da ordenação, para começarmos a formar a comunidade, levar a Igreja para o próximo das pessoas, e com essa força aqui, a unção, o Espírito Santo, certamente nós vamos ter muitos frutos”, destacou ele.


O diácono transitório, Alfrane Santos, seguirá em missão na Serra do Navio, onde se preparará para ser o futuro pároco da Paróquia Santa Barbará, quando ele for ordenado sacerdote.


“Essa unção que eu acabei de receber do diaconato me trouxe paz. Vamos caminhar, aquilo que Jesus falou ‘Peçam ao pai que mande operários para a messe. E o povo rezou, pediu operários, e aqui está o resultado da oração, Jesus e o pai responderam a esse pedido de oração para que mandasse operários”, disse ele.

                                           Diante do bispo diocesano os ordenandos fazem seus propósitos | Fotos: Willian Valério – Pascom

“Eu estou indo para a Serra do Navio,a comunidade me recebeu muito bem, agora é tocar, ver quais são as necessidades que o povo tem e trabalhar com caridade, com amor, como um pastor que vai apascentar suas ovelhas”, complementou Alfrane .

O diácono permanente Alcinei Oliveira, assumirá a futura área Missionária Nossa Senhora Aparecida, bairro do Pacoval e ficará no apoio na Paróquia São Benedito. Os demais permanecerão em suas paróquias e a disposição da Diocese de Macapá.

As ordenações respondem a demandas pastorais, da necessidade da presença de ministros ordenados para o acompanhamento e pastoreio das comunidades, sobretudo das áreas mais afastadas e criadas recentemente.

:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.

:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

 

:: Apoie o Sistema São José de Comunicação – Rádio São José | TV Nazaré e Rede Vida Macapá | Pastoral da Comunicação. 

Faça sua doação por meio da chave-pix: 8af115ab-d1a1-4374-9629-e55657755f43 ou QR Code – Mitra Diocesana de Macapá

Escanei o QR Code e faça sua doação.

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 9 9139-0682
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa
(16/12/2025)