MACAPÁ (AP) – Por Redação| Pascom
Encontro reuniu representantes de organismo presentes na Diocese
Na manhã do último sábado (26/4), o Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Macapá se reuniu sob a presidência do bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, para um momento de orientação e revisão da caminhada da Igreja local. Este foi o primeiro encontro desde a posse em Fevereiro entre o bispo e o organismo consultivo.
Ao bispo diocesano foi apresentada uma visão geral da composição do Conselho e identificada algumas necessidades de revisão de sua composição, sendo dado alguns encaminhamentos para melhor desenvolvimento das atividades do organismo.
Além da apresentação pessoal de cada um dos membros presentes, a reunião também permitiu uma visão geral dos grupos, movimentos, pastorais e serviços presentes na Diocese em vista de se construir uma presença mais constante de todos e valorizar sua atuação na Igreja de Macapá.
Em sua apresentação, Dom Antônio destacou cinco verbos norteadores para que o Conselho possa cumprir sua finalidade com organismo auxiliar do bispo.
Segundo o bispo, o Conselho deve sempre “refletir”, questionando a realidade e o contexto atual. A partir da reflexão, deve “aprofundar” como forma de se ter um olhar crítico sobre esta realidade, das estruturas, superando as superficialidades. Em seguida, sempre deve está disposto a “sugerir”, dizer o que pensa e posicionar-se diante das questões que exigem uma resposta atual da Igreja e de sua ação pastoral.
Considera ainda o bispo que o Conselho Pastoral deve sempre “encaminhar”, tomar posições e assumir responsabilidades. Por último, o Conselho deve “unir” buscando sempre um dinâmica de convergência, unidade e sinodalidade.
Dentre os encaminhamentos da reunião destaca-se criação de comissões de trabalho para redimensionamento territorial de paróquias, relações Institucionais e captação de recursos, bem como uma comissão para a celebração de Pentecostes 2025.