Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Diocese de Macapá realiza a criação canônica da Área Missionária Divina Misericórdia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A nova jurisdição pastoral abrange o bairro Parque Aéreo Portuário em Macapá

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza | Fotos: Victória FigueiredoRedação Pascom

A Diocese de Macapá, por meio de decreto episcopal, oficializou na noite de quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, a criação da Área Missionária Divina Misericórdia, no município de Macapá. Está é a segunda jurisdição canônica criada na capital pelo bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, visando o bem do povo de Deus e o fortalecimento da ação evangelizadora da Igreja Católica.

A nova Área Missionária é resultado do desmembramento de parte das comunidades pertencentes à Paróquia São Paulo VI e passa a reunir cinco comunidades: Divina Misericórdia, São Benedito, São José, Santo Antônio e São Miguel Arcanjo. A iniciativa busca ampliar a presença pastoral, favorecer a proximidade com os fiéis e fortalecer a organização eclesial na região.

 

Os limites geográficos da Área Missionária Divina Misericórdia compreendem o trecho que inicia na Avenida Maria Cavalcante de Azevedo Picanço até a Rua Carlos Daniel, passando pelo Hospital do Amor, seguindo até a Rodovia Norte-Sul e desta até a entrada do Conjunto Miracema.

A sede da Área Missionária será a Igreja da Divina Misericórdia, localizada na Rua Dr. Papaléo Paes, no bairro Aeroportuário, em Macapá. No mesmo endereço funcionará a Secretaria Paroquial, que dará suporte administrativo e pastoral às comunidades.

A celebração iniciou com uma carreata pelas ruas da cidade, chegando festivamente até a Igreja sede no bairro Parque Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá. A capela erguida em tempo para receber os membros da comunidade ficou lotada de fiéis da comunidade local e missionários colaboradores.

Com alegria, hoje nós instalamos mais uma área missionária, área missionária dedicada à Divina Misericórdia. Nós temos aqui um bairro bonito, grande, com uma enorme ocupação que agora já está sendo urbanizada e precisava de uma presença da igreja com sinais visíveis, com capelas, com estruturas para catequese, para o culto e assim por diante”, explicou Dom Antônio. 

Segundo ele, com pouco recursos, mas incentivando a mobilização dos fiéis, foi possível a concretização desta etapa. “O que fizemos, com poucos recursos? convocamos as paróquias do centro de Macapá para assumir áreas neste bairro. E olha, foi maravilhosa”, destacou.

“Em seis meses, compramos sete terrenos e começamos a edificação das capelas. E agora nós temos aí o desafio para a promoção das pastorais, dos grupos e dos movimentos. Hoje foi mais um dia de festa, graças a esse milagre da partilha, do envolvimento, da participação”, afirmou, com alegria o bispo após a celebração.

Dom Antônio recordou a generosidade daqueles que com sua doação permitiram a concretização desta etapa de implantação. “Eu quero agradecer a todos aqueles que se envolveram nessa luta, de modo particular os nossos benfeitores.  Eu creio que é assim que nós testemunhamos o nosso sentido de pertença”, disse. “Desejo ao padre Paulo que seja um bom pastor desta comunidade, em meio a todos aqueles que aqui vivem e que seja muito solícito, sobretudo aos mais pobres”, afirmou o bispo.

A construção da capela dedicada à Divina Misericórdia, sede da Área Missionária, uniu os esforços de membros da comunidade e benfeitores, além da participação de paróquias do centro da cidade em favor da comunidade. Quem colaborou com a construção e doou um pouco do seu tempo e disposição para realizar os trabalhos, falou da satisfação de fazer parte deste momento de início de comunidade.

“A minha experiência aqui foi uma experiência que eu ainda não tinha tido, de pegar uma comunidade no começo, no começo da fundação da comunidade.  Hoje, com muito esforço, muito trabalho, muita luta, muita dedicação, nós concretizamos o nosso sonho, que era de inaugurar uma igreja pronta”, disse André Batista, morador do bairro e voluntário da Área Missionária. 

Para o professor Paulo Barbosa a criação da Área Missionária é um momento de grande alegria. Também morador do bairro, ver ocasião a possibilidade de cumprir uma nova missão. “Hoje, com muito esforço, muito trabalho, muita luta, muita dedicação, hoje nós concretizamos o nosso sonho, que era de inaugurar uma igreja pronta”, disse.

Paulo também destacou que como membro da comunidade “é uma satisfação muito grande da gente ter aqui dentro da nossa área essa missão para cumprir, que não é fácil, mas eu creio que a partir de então, com a implantação da nossa Área Missionária Divina Misericórdia, nós estaremos sempre à disposição, na Palavra de Deus, para levar para quem precisa e, acima de tudo, acreditar que a fé constrói o que nós estamos construindo hoje aqui.

Durante a celebração, o Pe Paulo Roberto assumiu a função de Administrador Pastoral e renovou seus votos sacerdotais e compromissos de obediência e fidelidade à igreja e ao bispo. Acolhido pelos demais sacerdotes presentes, foi calorosamente também recebido pelo povo de Deus participante da celebração.

“Hoje é um dia histórico para a Diocese e para cada um de nós que participou do evento, da inauguração da Área Missionária da Divina Misericórdia.  Um dia de alegria, um dia de júbilo, um dia de fraternidade e celebrar o projeto missionário para a Diocese de Macapá”, afirmou o Administrador Pastoral.

Em seu discurso Pe. Paulo recordou às paróquias e funções anteriormente confiadas e disse considerar este novo tempo como um tempo missionário ainda mais importante. Agradeceu à Paróquia Paulo VI e ao Pe Davide Chiaramella pelas iniciativas já realizadas no bairro comprometendo-se a seguir agora a missão com novo impulso e proximidade pastoral.

 

:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.

:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

 

:: Apoie o Sistema São José de Comunicação – Rádio São José | TV Nazaré e Rede Vida Macapá | Pastoral da Comunicação. 

Faça sua doação por meio da chave-pix: 8af115ab-d1a1-4374-9629-e55657755f43 ou QR Code – Mitra Diocesana de Macapá

Escanei o QR Code e faça sua doação.

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 9 9139-0682
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa
(16/12/2025)