Nova juristição se desmembra da Paróquia São João Batista Piamarta
MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza | Fotos: Francynei Oliveira e Kauê Costa| Redação Pascom
A Diocese de Macapá oficializou, por meio de decreto episcopal, a criação da Área Missionária Menino Deus, no município de Macapá. A missa campal de criação e instalação da Área Missionária foi realizada na última sexta-feira (12/12), no bairro Goiabal, na Zona Oeste da capital amapaense e reuniu os membros das comunidades da região, padres, diáconos, seminaristas e convidados para prestigiar o novo momento para a comunidade católica da área.
A decisão assinada pelo bispo diocesano, Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, após ouvir o Conselho Presbiteral, com o objetivo de fortalecer a ação evangelizadora e pastoral da Igreja Católica na capital amapaense.
“Estamos vivenciando a alegria da instalação de mais uma área missionária, desta vez no coração de Macapá. É um conjunto de condomínios, áreas populares, áreas de ocupação que estava precisando de uma resposta da Igreja. É uma área nobre, maravilhosa e que não tinha ainda comunidades instaladas”, disse Dom Antônio. Com a criação da Área Missionária “um padre que vai estar aqui diretamente acompanhando estas comunidades”, disse.
Segundo ele, “esta área fazia parte de uma grande paróquia, com um grande território, que estava confiada aos padres Piamastinos, que fazem um trabalho missionário maravilhoso. Mas devido à grandeza territorial, era necessário desmembrá-la para dar mais qualidade a este serviço pastoral”.
A nova Área Missionária nasce do desmembramento de comunidades que até então pertenciam à Paróquia São João Batista Piamarta. Ao todo, oito comunidades católicas passam a integrar a Área Missionária Menino Deus, abrangendo uma extensa região que inclui o bairro Goiabal, comunidades do entorno da Lagoa dos Índios e diversos conjuntos e condomínios residenciais ao longo da Rodovia Duca Serra, como Irmãos Platon, Parque das Nações, Parque Novo Mundo, Villa Bela, Jardim América, Jardim Europa, Morada do Sol, Lagoa Azul, Castelinho, Reserva dos Jardins e Jardim Imperial, fazendo limite com a estrada da Fazenda Piamarta.
As comunidades que compõem a nova Área Missionária são: Nossa Senhora do Carmo; Santa Bakhita; São Joaquim e Santa Ana, localizada na Área Quilombola da Lagoa dos Índios; Santo Antônio de Pádua, no Trilho do Coração; São Bento; São Miguel Arcanjo, no Residencial Irmãos Platon; São Pio, no Residencial Parque Novo Mundo; e Nossa Senhora das Graças, no Residencial Parque das Nações.
A Igreja Menino Deus, situada na rua Nova Jerusalém, nº 2124, no bairro Goiabal, será a sede da Área Missionária, onde também funcionará a Secretaria Paroquial.
Administrador Pastoral
Durante a missa campal e instalação tomou posse como primeiro Administrador Pastoral da Área Missionária Menino Deus o Pe Edimundo Dias Feitoza, que fica responsável por coordenar os trabalhos pastorais e missionários junto às comunidades.
“A expectativa é aquela de que nós possamos progredir sempre mais, que a gente diminua e o Cristo apareça. E o Cristo aparece quando a gente consegue atrair mais irmãos, a compor a nossa comunidade e celebrar os louvores a Cristo, através da vida sacramental e litúrgica da igreja, bem como da evangelização”, disse o administrador pastoral Pe. Edimundo. “Todo mundo está convidado a participar” conosco desta missão árdua, mas a gente sabe que o julgo do Senhor é suave e o seu parto é leve”, destacou.
No rito de posse, o padre diocesano recebeu as vezes sacerdotais e renovou suas promessas obediência e fidelidade ao bispo diante da comunidade. Recebeu ainda as chaves da igreja e do sacrário, símbolos da autoridade temporal e espiritual em nome da Igreja.
Moradora e membra da comunidade Menino Deus, a professora Márcia Cristina Oliveira destacou importância desta nova etapa. ” A Zona Oeste que precisava muito desse crescimento, e hoje a gente se desmembra um pouquinho mais da paróquia Pia Marta e começamos a edificar uma nova paróquia. E já é perceptível aqui como que os fiéis estão chegando”, disse ela.
Animada com a criação da Área Missionária, Márcia incentiva a participação e engajamento dos moradores do bairro neste novo momento eclesial. “A gente sente como é bom o Reino de Deus acontecer. Nesse Reino de Deus tem espaço para todas as pessoas, então é um prazer enorme a gente estar fazendo essa experiência de viver uma quase paróquia. Vem para cá, vem somar conosco, tem espaço no Reino de Deus para vocês”, disse.
Área Missionária
A criação da Área Missionária Menino Deus representa um passo significativo na organização pastoral da Diocese de Macapá, buscando maior proximidade com os fiéis e fortalecendo a presença da Igreja em uma região marcada pelo crescimento urbano e pela diversidade social e cultural.
“O que significa a criação de uma área missionária? Esta é a resposta sensível da Igreja às necessidades da evangelização. Porque a cidade cresce, novos grupos estão chegando, novas áreas de ocupação, novos assentamentos, condomínios”, explicou Dom Antônio. Paar ele, “é necessário que a Igreja, com esse olhar sensível, missionário, acompanhe o crescimento da população, da cidade e vá fundando novas comunidades”.
O bispo ressaltou ainda que “agora (hora) é consolidar as novas comunidades, é formar líderes, promover as pastorais, os grupos, os movimentos, os ministérios e também criar novas estruturas físicas”.
“Nós vamos precisar comprar terrenos, nós vamos precisar edificar capelas e nós vamos também necessitar da matriz, nós só temos uma capela aqui. Então, para dizer que nós devemos encarar esses desafios para que a Igreja Católica possa ter novas estruturas para evangelizar o povo de Deus”, ressaltou.
Campanha
Para ajudar a diocese de Macapá na compra de terrenos, edificações de novas capelas, aquisição de equipamentos e materiais os interessados podem realizar sua doação por meio da chave-pix diocese.macapa@gmail.com
Ou ainda por meio de transferência bancária para: Agência 4544-6, Conta corrente 9130-8 – Banco do Brasil
:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.
:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
:: Apoie o Sistema São José de Comunicação – Rádio São José | TV Nazaré e Rede Vida Macapá | Pastoral da Comunicação.

Faça sua doação por meio da chave-pix: 8af115ab-d1a1-4374-9629-e55657755f43 ou QR Code
Mitra Diocesana de Macapá
Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 9 9139-0682
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa
(10/12/2025)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.




