A novena faz parte da memória afetiva dos macapaenses afirma o texto.
MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza | Redação Pascom
A Câmara Municipal de Macapá aprovou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei Ordinária nº 245/2025, que declara a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como patrimônio cultural e imaterial da capital. A proposta reconhece a relevância religiosa, social e histórica da celebração, realizada semanalmente às terças-feiras e que reúne milhares de fiéis na igreja dedicada à devoção.
De acordo com o texto, a novena faz parte da memória afetiva de gerações de macapaenses e mantém uma tradição consolidada, com público estimado em mais de 3 mil pessoas por encontro. A prática também fortalece vínculos espirituais e comunitários, sendo considerada uma das manifestações de fé mais expressivas da cidade.
Autora do projeto, a vereadora Maraína Martins destacou que o reconhecimento oficial representa um passo importante para assegurar a continuidade da tradição. “A novena simboliza esperança, pertencimento e identidade cultural para os moradores de Macapá”, afirmou.
A parlamentar ressaltou ainda que a preservação desse patrimônio imaterial reforça a importância de manter vivas práticas culturais que ultrapassam os limites do templo e se irradiam pela cidade. Após a aprovação em plenário, o projeto segue agora para a sanção do prefeito Antônio Furlan.
“O reconhecimento da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como patrimônio cultural traz vários benefícios para a comunidade de Macapá”, afirma o administrador paroquial do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Macapá, Pe Alcimar Motta (CSsR).
O religioso redentorista afirma que o reconhecimento destaca a “a valorização da identidade local, a preservação da tradição, o fortalecimento do vínculo social, o potencial turístico e econômico e o diálogo entre poder público e grupos religiosos”.
Para o administrador paroquial, “o reconhecimento oficial ajuda a preservar uma prática que já é central na vida de muitos macapaenses, ao mesmo tempo em que abre espaço para discussões sobre como o poder público pode apoiar a diversidade cultural sem comprometer a neutralidade religiosa”.
A Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário acontece todas as terças-feiras às 7h, às12h, às 15h, às 17h , às 19h e às 20h. A igreja dedicada a santa no bairro foi fundada em 8 de Dezembro de 1958.
:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.
:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!



