Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Área Missionária é instalada na Vila do Maracá em Mazagão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nova Área foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Mazagão com 29 comunidades.

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza | Foto: Willian Valério | Redação Pascom

O bispo diocesano de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro (SDB), presidiu no último sábado (1/11) a santa missa com o rito de criação da Área Missionária São Tomé Apóstolo, na Vila Maracá, distrito do Município de Mazagão, há 130 km da capital. 

Cerca de 300 pessoas, fiéis das comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, além dos padres Edivaldo Neves, Benedito Curtis, Antonio Pantoja, diáconos e lideranças comunitárias participaram da cerimônia que também marcou o início de uma nova caminhada eclesial para os católicos na região.

Dom Antônio de Assis Ribeiro fala aos fiéis explicando a criação da Área Missionária | Foto: Jefferson Souza - Pascom

“Nós tivemos hoje a alegria de instalar a área missionária São Tomé, com sede nesta vila, mas vai envolver um total de 29 comunidades, sendo desmembradas da paróquia de Mazagão”, explicou Dom Antônio. 

Segundo ele, a iniciativa é fruto da ação missionária da Paróquia N. Sra da Assunção em Mazagão, que garantiu a assistência para as comunidades da região. “Só temos realmente a agradecer a Deus pela fecundidade do trabalho missionário da paróquia de Mazagão, que já gerou outras paróquias e agora esta área missionária”, destacou o bispo. 

No início da missa, o bispo diocesano destacou a importância da celebração e explicou o significado dos ritos de criação da Área Missionária e da posse do administrador pastoral. O pároco da Paróquia N. Sra. da Assunção, Pe. Edivaldo Neves fez a leitura do decreto de criação da Área.

Leitura do decreto de criação da Área Missionária e apresentação do Administrador Pastoral | Fotos: Willian Valério – Pascom

No decreto, o bispo afirma que a criação visa “o bem do povo de Deus e fortalecimento da Igreja Católica” na região. Em vista disso, além instalação da Área Missionária, foi designado um administrador pastoral para a região a fim de dar mais assistência com celebrações, sacramentos e formações aos fiéis.

O diácono Flaviano Fonseca, provisionado na paróquia de N. Sra da Assunção até aquele momento, foi nomeado e tomou posse para a função. Diácono permanente há cerca de 15 anos, Flaviano será ordenado presbítero em 13 de dezembro deste ano, também no Maracá.

“Hoje é um momento especial, um dia especial para mim, para minha família, meus amigos, para este novo projeto. É só um primeiro passo que nós estamos dando com a criação desta área missionária com 29 comunidades”, destacou o novo administrador pastoral.

Diácono permanente há 15 anos, Flaviano Fonseca será ordenado padre em Dezembro de 2025 | Foto: Willian Valério

Diácono toma posse como administrador pastoral e faz o juramento e profissão de fé diante do bispo | Fotos: Jefferson Souza e Willian Valério – Pascom

A sede da nova Área Missionária da Diocese de Macapá será a Igreja São Tomé Apóstolo, que fica às margens da BR 156 e do Rio Maracá. A antiga capela permanece edificada no local, mas uma nova Igreja com dimensões maiores foi construída para acolher a comunidade. Durante a celebração, o bispo abençoou a Igreja e o sacrário que agora passa a guardar a Eucaristia.

Paula Dias é moradora da Vila e, emocionada, disse estar muito feliz com a criação da nova jurisdição. Há muitos anos na liderança da comunidade, ela se sente muito grata a Deus pela iniciativa do bispo.

“Hoje para nós é um dia de muita emoção. Eu estou emocionada por ver este nosso pedido ser atendido pelo nosso bispo”, disse ela.

Paula Dias, liderança da comunidade | Foto: Jefferson Souza - Pascom

A comunidade católica da região agora vai ser preparar para o próximo evento que será a ordenação sacerdotal que acontecerá na própria Vila do Maracá. Um desejo expresso de Dom Antônio e do Diácono Flaviano, como um sinal da missionaridade da Igreja de Macapá e da atenção às comunidades mais distantes.

Na reestruturação organizacional dos Vicariatos da Diocese de Macapá, que está em fase de finalização, a Área Missionária São Tomé vai compor o Vicariato 7, juntando-se às paróquias Santo Antônio, em Laranjal do Jari, e de São Pedro Apóstolo, de Vitória do Jari.

:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.

:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 9 9139-0682
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook / Instagram / X / Threads: @diocesedemacapa
(03/11/2025)