O evento anual reúne catequistas de todo o Estado para a formação
MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza e Simone Souza | Redação Pascom
550Iluminados pelo tema “Iniciação à Vida Cristã: Caminho de Esperança e Sinodalidade, Vocação e Missão“, cerca de 600 catequistas da Diocese de Macapá se reuniram de 29 a 31 de agosto no Encontro Catequético Diocesano.
:: Clique aqui e confira a galeria de imagem do evento
A programação que aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Dom José Maritano teve em sua programação momentos celebrativos para o sacramento da confissão, trabalhos em grupos, apresentações de ações dos vicariatos, oficinas, momento cultural e no encerramento a celebração do Dia do Catequistas e envio dos participantes.
De acordo com o bispo diocesano dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, o ENCADI “é um evento maravilhoso que acontece todos os anos aqui em Macapá. E neste evento nós temos mais de 550 catequistas que vieram de diversas cidades do interior de toda a Diocese”. “Todos os anos nós temos um tema de estudo, de aprofundamento da beleza da catequese e o tema deste ano é a Iniciação à Vida Cristã”, explicou.
Para dom Antônio, “não é um tema novo, mas devemos cada vez mais aprofundá-lo. Procurar compreender a pluridimensionalidade da iniciação à vida cristã”, pois, segundo ele, a “Iniciação à Vida Cristã é a iniciação à vida da Igreja e a vida da Igreja tem muitas dimensões”.
O bispo destacou também a que “é necessário, cada vez mais, uma iniciação à vida cristã que percorra etapas, que acolha cada catequisando na situação em que ele se encontra e favorecer um processo de conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, da Igreja e abrace a beleza da promoção do Reino de Deus”.
A coordenadora da Pastoral Catequética da Diocese de Macapá Agostinha Nascimento destacou a importância do evento como instrumento para a formação dos catequistas e como forma de consolidar o direcionamento da Iniciação à Vida Cristã.
“É uma maneira de passarmos a formação para os nossos catequistas para a consolidação da Iniciação à Vida Cristã em estilo catecumenal”, explicou. “Este trabalho já vem sendo feito e agora com certeza vai se consolidar”, disse ela.

Josival da Silva, exerce este serviço eclesial na comunidade do Quilombo Alto Pirativa na Paróquia São Batista Piamarta. Para ele, participar do ENCADI fortalece sua missão como catequista e enriquece com sabedoria para continuar na evangelização da comunidade. “Ser catequista é algo maravilhoso, foi uma escolha maravilhosa que eu fiz para a minha vida há mais de 20 anos”, testemunha.
Na missa de encerramento foram apresentados os candidatos indicados pelas paróquias como candidatos para a instituição no Ministério de Catequista no ENCADI 2026. O grupo passará por um período de formação e aprofundamentos da fé cristã para que no próximo ano recebam a instituição.