MACAPÁ (AP) – Por Graça Penafort | Redação Pascom
Adolescentes, jovens e adultos participaram o evento que aconteceu no domingo dedicado a vocação à vida consagrada
Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Macapá realizou neste domingo, 17, em que a Igreja celebra a Vida Religiosa Consagrada, a Expovocacional 2025. Foi um dia inteiro de atividades: celebração eucarística, momentos de oração, reflexão e lazer, com o objetivo de criar uma cultura vocacional na diocese e propiciar ao jovem oportunidade de discernir a própria vocação.
Mais de 200 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos compareceram ao evento. A programação iniciou, às 7h30, com a Santa Missa, na Igreja Jesus de Nazaré, presidida pelo padre Giovane Chagas. Em sua homilia, o sacerdote destacou Maria como modelo de missionária, que soube responder ao chamado de Deus.
” A exemplo de Maria devemos nos comprometer totalmente à missão da Igreja e àquilo que Deus nos pede. Vocação não é imposição de Deus para nós, mas é a nossa escolha de nos comprometer ao anúncio do Evangelho”.
Depois do café, Irmã Nilma Oliveira, missionária das Irmãs Servas da Caridade, explanou o tema do mês vocacional: “Peregrinos porque chamados”, aprofundando a reflexão na realidade da vida cotidiana, em que muitos jovens ainda estão desorientados e caminham sem rumo.
“A proposta cristã nos apresenta uma verdade essencial: não somos errantes, somos peregrinos. A diferença é profunda: o errante anda sem direção, o peregrino tem um destino, uma esperança e um sentido. Somos peregrinos porque fomos chamados por Deus, que nos ama, nos chama e nos envia”, explicou.
Alegria, entusiasmo e agilidade
Ainda de manhã, foi realizada a Gincana Vocacional com a participação de cinco grupos: Maria menina, Peregrinos da Esperança, Peregrinos da Santidade, Jovens de Cristo, Seguidores de Jesus, identificados pelas cores verde, amarelo, azul, rosa e cinza para executar as tarefas: Quiz Vocacional – perguntas e respostas rápidas; Mímica Sagrada – através de mímica, passar para o grupo o nome de um santo ou personagem bíblico; Corrida das Talhas de Caná – correr com um copo cheio de água para encher uma garrafa; Desafio das Missões – tirar fotos criativas representando a missão da Igreja ou a Expovocacional; Montar o Terço, levando um item de cada vez.
Cada grupo, com seu “grito de paz” se esforçou para cumprir, no menor tempo, as provas propostas pela coordenação, mas o troféu de primeiro e segundo lugares ficaram com as equipes Amarela e Verde, respectivamente. As outras, ganharam brindes.
Visita aos estandes
Durante a tarde, os participantes da feira visitaram os estandes vocacionais, montados pelas congregações atuantes no estado e, em animada conversa, tiveram oportunidade de conhecer o carisma, as atividades e áreas de atuação de cada grupo religioso.
Estavam presentes: Missionárias de Santa Terezinha, apostolado da alegria; Irmãs discípulas de Jesus Eucarístico; Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vicenza Gerosa, irmãs de Maria Menina; Irmãs Servas da Caridade; Irmãs da Purificação; Pequenas Apóstolas da Caridade – Instituto Secular; Filhas do Imaculado Coração de Maria; Missionárias da Imaculada do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (Pime);Missionárias do Verbo Divino e Irmãs Carmelitas de Santa Tereza de Florença; Seminário Diocesano e Comunidade Católica Shalom.
Mês Vocacional
Agosto é o Mês Vocacional, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, para conscientizar as comunidades sobre a responsabilidade no processo vocacional.
Nesse período, Igreja convida a todos à reflexão sobre o chamado de Deus e à oração, em cada domingo, por uma vocação específica: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. Dentro desse contexto está a Expovocacional.