Instituição faz parte do processo de preparação para o Sacramento da Ordem
A Diocese de Macapá, por meio da Escola Diaconal São Lourenço, realiza no dia 31 de agosto, às 19h, na Catedral São José, a Santa Missa com o rito de instituição dos Ministérios do Acolitato (Acólito) e do Leitorato (Leitor). Os ministérios serão conferidos a sete candidatos ao diaconato permanente de Macapá.
Alcinei Oliveira de Souza, Carlos Alfrane Santos da Silva, Edson Franças dos Santos, Francisco Rogério Pinheiro da Costa, Francisco do Socorro Miranda de Brito, Manoel Edilelson Madureira Batista e Ubiraelçon de Oliveira Jardim serão instituídos por Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo diocesano, para o exercício dos ministérios em suas comunidades paroquiais e como parte do processo de formação.
Os candidatos pertencem às comunidades das Paróquias Nossa Senhora de Fátima, São José e São Pedro em Macapá.

De acordo com o Moto Proprio Ministeria Quaedam do Papa São Paulo VI “a Igreja instituiu, já em tempos antiquíssimos, alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviços ao povo de Deus, segundo as suas necessidades. Por meio desses ministérios eram confiadas aos fiéis funções da sagrada liturgia e da caridade, que eles haviam de exercer de maneira adequada às diversas circunstâncias”.
Neste sentido, afirmou o Papa à época da reforma que o ” Leitor é instituído para a função própria de ler a Palavra de Deus na assembleia litúrgica” e o “Acólito é instituído para auxiliar o diácono e servir o sacerdote”. A partir desta celebração, os novos acólitos e leitores devidamente instituídos colaborarão com suas comunidades nas atividades ministeriais conferidas.