MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza| Pascom
Encontro reuniu representantes de paróquias, institutos religiosos, pastorais, movimentos e novas comunidades
A Diocese de Macapá realizou no sábado (10/5) o primeiro encontro para animadores vocacionais de 2025. O evento teve como objetivo propor o relançamento do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e da Pastoral Vocacional. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastorais e reuniu membros do clero diocesano, representantes de institutos de vida consagrada, grupos de leigos de pastorais, movimentos, novas comunidades e de paróquias de Macapá e Santana.
“”Eu creio que este encontro é muito significativo porque estamos compreendendo que o Serviço de Animação Vocacional deve nos envolver, deve ser um serviço que mobiliza a corresponsabilidade da diocese e com esse processo de animação do sentido da vida, do discernimento vocacional, fazer com os jovens possam pensar na importância de se descobrir a vontade de Deus”, explicou o bispo diocesano, dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, que assessorou o encontro.

Durante sua apresentação, dom Antônio propôs algumas reflexões convidando os participantes à compreensão das dimensões do serviço de animação vocacional, a relação com a Pastoral Vocacional específica, os critérios e as estratégias para a ação e a proposta de elaboração, de um projeto diocesano da Pastoral Vocacional à partir da articulação de um serviço de pastoral de conjunto.
Após a apresentação realizada pelo bispo diocesano, os participantes divididos em grupos discutiram a promoção vocacional na diocese e os principais desafios enfrentados.
“É um primeiro passo para que a gente possa dar continuidade a este serviço de animação vocacional”, disse Stefhanie Maia, membro da equipe coordenadora do SAV Diocesano.
Para ela, neste momento “temos que entender quais são os nossos desafios e assim dar continuidade no serviço de evangelização nas nossas paróquias, atingir não somente aqui a cidade de Macapá, mas também as áreas rurais, indígenas, conquistar os espaços das escolas, universidades, para que assim possamos também lá trabalhar”, explicou.

Nos próximos meses o SAV diocesano vai propor outros encontros para a formação dos animadores visando restabelecer as bases para a promoção vocacional nas paróquias e o fortalecimento da Pastoral Vocacional.
SAV
O Serviço de Animação Vocacional(sav) é um trabalho pastoral da Igreja Católica que visa despertar a vocação humana, cristã e eclesial. é realizado por assessores eclesiais e líderes que colaboram na animação da pastoral vocacional, promovendo uma série de atividades.