Há 75 anos era criada a Prelazia de Macapá

MACAPÁ (AP) – Por Redação Pascom

Território foi desmembrado da Prelazia de Santarém (PA)

Em 1º de fevereiro de 1949 o Papa Pio XII criava por meio da bula Unius Apostolicae Sedis a Prelazia de Macapá ( Praelatura Macapensis), ligada à Província Eclesiástica de Belém do Pará. O território foi desmembrado da Prelazia de Santarém, no Pará, para atender as expectativas sociais da região do Território Federal do Amapá e, consequentemente, também as perspectivas eclesiais da nova reorganização local, visto que o município de Macapá ocupava a região central do novo território e com a maior população.

Com a criação da Prelazia, a Santa Sé deixou aos cuidados do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) a responsabilidade pela evangelização da região. A instalação da Prelazia de Macapá acontece em 23 de março daquele ano, pelo bispo prelado de Santarém dom Frei Anselmo Pietrulla (OFM). Mas, foi apenas um pouco mais de um ano depois, em 14 de janeiro de 1950, que o padre missionário do PIME Aristides Piróvano foi nomeado administrador apostólico.

A celebração litúrgica de instalação canônica acontece somente no dia 30 de abril de 1950, com a posse de monsenhor Aristides como o administrador, permanecendo nesta função até sua nomeação como bispo prelado de Macapá em 21 de julho em 1955.

O historiador e jornalista Nilson Montoril, morto em 2023, deixou registrado que “o amanhecer do dia 30 de abril de 1950, uma quinta-feira, foi bastante festivo na cidade de Macapá. Uma grande festa tinha sido programada para a mencionada data, enchendo de júbilo a família católica residente na capital do Território Federal do Amapá, que veria ocorrer à implantação da Prelazia de Macapá e a posse do Monsenhor Aristides Piróvano como Administrador Apostólico e o Padre Arcângelo Cerqua como vigário da Paróquia de São José”.

De acordo com o historiador, “desde cedo, concentrado no antigo aeroporto da Panair do Brasil, o povo católico esperava com ansiedade a chegada do avião dos Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, que traria de Belém o Arcebispo Metropolitano do Pará, Dom Mário Miranda Vilas-Boas, nomeado subdelegado do Núncio Apostólico do Brasil, Don Carlos Chiarlo, na criação da Prelazia“.

Montoril registrou ainda que “às 19 horas, começou a solenidade de instalação da Prelazia de Macapá. A Igreja estava lotada de fiéis. Iniciou-se a solenidade litúrgica com a reza do Terço, seguindo-se o canto da Ladainha a três vozes mistas (Perusi). Na sequência, Dom Mário Villas-Boas pediu ao Padre Adolfo Serra que procedesse a leitura do Decreto de sub-Delegação, pelo qual o Núncio Apostólico nomeava o Arcebispo do Pará seu próprio sub-Delegado na ereção da Prelazia e a Bula Papal que a criou. A função religiosa se estendeu até as 21h30min, com a benção do Santíssimo Sacramento, com o canto do “Tantum Ergo Sacramentum (Haller)” a 4 vozes mistas(Tão Sublime Sacramento). A igreja de São José também foi elevada à categoria de Catedral”

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br