Divulgado documento com decisões da 24ª Assembleia Diocesana

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Documento está disponível para download

A secretaria da Cúria Diocesana de Macapá divulgou na quarta-feira (18/10) o documento final com as decisões da 24ª Assembleia Diocesana realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto deste ano.

Clique na imagem e baixe o documento

Na apresentação do documento, o bispo diocesano de Macapá dom Pedro José Conti, afirma que “nas propostas tivemos a atenção de especificar o âmbito e a quem cabe a responsabilidade de levar em frente as mesmas. No entanto, todo o Povo de Deus da Diocese de Macapá está comprometido em ser protagonista das mudanças necessárias se, de fato, queremos “caminhar juntos” fazendo acontecer a sinodalidade praticando a comunhão, a missão, a participação e animando a formação“.

Para o bispo, ” neste momento da nossa caminhada mais do que tomar grandes decisões precisamos aprender a caminhar juntos“. Confira a baixo o texto completo da apresentação do documento.

Queridos irmãos e irmãs da Diocese de Macapá,

Está chegando em vossas mãos a redação final das afirmações e propostas que conseguimos elaborar durante a 24ª Assembleia Diocesana realizada no mês de agosto de 2023. Participaram 266 pessoas, assim discriminadas: 35 padres, 19 Diáconos permanentes, 30 religiosas e 182 leigos e leigas.

Acredito que a Equipe de sistematização fez o possível para respeitar aquilo que foi aprovando na Plenária simplesmente melhorando algumas expressões e tirando questões ou propostas que não eram de competência da Assembleia. Nas propostas tivemos a atenção de especificar o âmbito e a quem cabe a responsabilidade de levar em frente as mesmas. No entanto, todo o Povo de Deus da Diocese de Macapá está comprometido em ser protagonista das mudanças necessárias se, de fato, queremos “caminhar juntos” fazendo acontecer a sinodalidade praticando a comunhão, a missão, a participação e animando a formação.

Caberá ao Conselho Diocesano de Pastoral incentivar, coordenar e detalhar mais os passos a serem dados para que as afirmações e as propostas apresentadas não fiquem somente no papel. Neste momento da nossa caminhada mais do que tomar grandes decisões precisamos aprender a caminhar juntos assim de estar prontos a acolher as novas “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora” (DGAE) da Igreja no Brasil e as orientações para a Igreja toda que nos virão após os dois momentos do Sínodo sobre a “Sinodalidade” (2023 e 2024).

Um provérbio africano diz: “Se queres andar rápido, caminha sozinho. Se queres andar longe caminha com os outros”. Numa sociedade individualista, competitiva e indiferente, sermos uma Igreja fraterna, solidária e acolhedora já seria um bom testemunho da nossa fé no único Deus, comunhão perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que nos convoca para a construção do seu Reino de amor, de justiça e de paz.

+ Dom Pedro José Conti

Bispo Diocesano de Macapá