Bispo de Macapá ordena diáconos permanentes em celebração solene no município de Ferreira Gomes

A missa aconteceu na noite desta segunda-feira, 5, de Dezembro, na igreja da Imaculada Conceição
| MACAPÁ (AP) |Por Márcia Fonseca

Sob as imposições das mãos do bispo diocesano dom Pedro José Conti, foram ordenados os diáconos permanentes Edmilson Martins e Raimundo Ney Assunção. A celebração recebeu a comunidade, familiares, amigos e integra a programação das festividades da padroeira da cidade de Ferreira Gomes, Nossa Senhora da Conceição. Confira a galeria de imagens aqui

Durante a homilia dom Pedro Conti, destacou a importância da comunidade que aceita sua fé cristã e vive a fraternidade e a caridade. E explicou sobre a missão do diácono.

“Eles surgiram na igreja por uma necessidade prática, para uma ação de caridade, diácono significa servidor. A igreja confia aos diáconos a possibilidade de pregar a palavra, e a celebração de alguns sacramentos, como o batismo e o casamento. Eles serão animadores da caridade porque o evangelho começa com este testemunho. Como cristãos a nossa motivação é a nossa fé”, ressaltou dom Pedro.

O bispo lembrou ainda sobre o ano vocacional e qual a vocação que os ordenados foram escolhidos, e agradeceu a família pelo incentivo e apoio.

“Primeiro se comprometeram com a vocação familiar e nessa missão, surgem outras vocações. Tem pessoas que aceitam esse desafio. É bom que todos nós vivamos com alegria as nossas vocações, porque não há conflito entre elas”, completou o bispo Pedro José.

Ordenação

Durante a celebração os eleitos são interrogados e manifestam a livre decisão para receber a Sagrada Ordem. Logo em seguida, como gesto de consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostraram-se no chão enquanto toda a comunidade rezou por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Assembleia reza a Ladainha de Todos os Santo enquanto ordenandos se colocam prostrados diante do altar | Foto: Willian Valério (Pascom)

O principal rito, após a ladainha é a imposição das mãos do bispo, em nome da Igreja, que rezou a prece de ordenação sobre os eleitos e, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Já ordenados, os novos diáconos receberam das mãos das suas esposas as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus.

Em seguida, os ordenados foram cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Após a celebração, durante os agradecimentos, o pároco da comunidade, padre Benedito da Silva, recebeu com alegria os novos eleitos. “Agradecemos a presença de quem veio ajudar na liturgia e ao sim dos novos diáconos, que muito trabalham em nossos serviços pastorais. É com muita alegria que nós acolhemos com amor e muito serviço”, disse ele.

Para o ordenado Raimundo Ney, este foi um momento de agradecer as conquistas dos desafios foram enfrentados durante a formação e ao sim dado pela comunidade.

“Quero dizer a todos muito obrigada pelo o sim da comunidade e me confiar esse ministério que é de grande importância na minha vida e para a nossa comunidade. E ao bispo Dom Pedro que nos ajudou a chegar até o fim e aos ensinamentos que nos repassou na escola diaconal. Agradeço ao pároco que me concedeu o sim de estar nessa caminhada. E em especial a minha família, por me dar coragem e motivação, quando muitas vezes tínhamos dificuldade para chegar os estudos. E nós não desistimos”, disse Raimundo.

Diácono Edmilson Martins contou sobre o antigo desejo de ser diácono, e que somente agora se concretizou. Agradeceu também a toda comunidade e familiares

“Há alguns anos eu senti o desejo de entrar para a escola diaconal. Procurei o bispo e ele me pediu para procurar ao pároco, pra receber a autorização e na época não me foi concedida. Anos depois outro pároco me procurou a pedido do bispo e me chamou para a escola, mas na época quem não queria mais era eu. Passou o tempo Dom Pedro não desistiu de mim, e após uma celebração ele me chamou novamente, e ali eu não disse não, pois senti que era Jesus quem me chamava. Ele não esqueceu dessa ovelha perdida. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi”, contou Edmilson cheio de gratidão ao bispo Dom Pedro.

Agora a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Brasil, a qual integram Edmilson e Raimundo terão dois novos servos.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br