Recírio: Procissão das luzes marca o fim da festividade do Círio de Nazaré em Macapá.

Pelas ruas da capital devotos rezavam, cantavam e agradeciam por mais um Círio de Nazaré
| MACAPÁ (AP) |Por Angley Pantoja (Pascom)

Na última segunda-feira (17/10) fiéis acompanharam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, saindo da Igreja Jesus de Nazaré até a Catedral de São José. Com muitos louvores e demonstrações de fé seguiram pelo percurso da procissão que tradicionalmente acontece a noite e quando os devotos utilizam velas para iluminar o caminho.

A organização da procissão foi realizada pela equipe da Guarda e Acolhida de São José, que se preparam, fisicamente e espiritualmente, durante alguns meses. Livaldo Rocha, voluntário da guarda, afirmou que é uma honra se dedicar ao Círio e toda a programação. ” Fazer parte do Círio, de toda a festividade, é algo surreal. O poder da fé move-nos e nos ajuda a vencer qualquer obstáculo. Nossa senhora de Nazaré é a Rainha, estar aqui é sinônimo de que mais um ano foi vencido e que ela está com a gente sempre”, disse.

O guarda Livaldo Rocha de prontidão para ajudar a proteger a Berlinda que conduz a imagem peregrina | Foto: Angley Pantoja (Pascom)

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar vão lado a lado aos fiéis, garantindo a segurança da população e que tudo ocorra bem no trajeto. “A nossa equipe trabalha na prevenção, evitando que algo saia da normalidade”, assim destacou o Tenente do Corpo de Bombeiros, Jucivaldo Ladislau, que ainda enfatizou o fato de após dois anos poder estar servindo na festividade do Círio de Nazaré. “É importante este trabalho, ver e sentir a fé do povo. São dois anos que a festividade não ocorre normalmente, então este ano, com certeza tem um significado diferente, ainda mais pra quem trabalha com a segurança pública”, disse ele.

Tenente Jucivaldo Ladislau (1º da esquerda para direita) e equipe do Corpo de Bombeiros de prontidão para a procissão do Recírio | Foto: Angley Pantoja (Pascom)
Família reunida na frente de casa aguardava a passagem da procissão do Recírio | Foto: Angley Pantoja (Pascom)

Durante o percurso, de aproximadamente 2km até a Catedral, famílias deixaram altares montados em frente as suas casas, aguardando a passagem da imagem peregrina da Rainha da Amazônia.

Após os romeiros, carros e motos também seguiram a berlinda e ao som das buzinas também louvam e agradecem a Mãe de Jesus.

No percurso, já na rua Presidente Vargas, os carros de som perderam o sinal de áudio que conduziam a procissão. Sem deixar o silêncio, as vozes dos fiéis ecoou um hino dedicado a santa.

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos foi a chegada da imagem na Catedral de São José. Sob o altar central a última bênção dada pelo bispo dom Pedro José Conti com a imagem peregrina dispersou os fiéis que acompanharam a procissão.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br