Pastorais e movimentos sociais se mobilizam para mais um Grito dos Excluídos

Programação tem seu ápice em 7 de setembro
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza

Com o lema “Vida em primeiro lugar” e o lema o “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para Quem?” no próximo dia 7 de setembro acontece o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas 2022. Evento o reúne pastorais da Igreja Católica e Movimentos Sociais e visa sensibilizar a população e as autoridades civis dos principais problemas vividos pela população propondo debates e soluções em atenção aos mais vulneráveis. Em Macapá, o evento  acontece com missa e passeata para chamar atenção aos temas propostos este ano.

De acordo com a programação, o ato público do 28º Grito inicia com uma celebração da missa na Catedral Histórica de Macapá, no centro da cidade, às 7h30. Após a missa, os participantes saem em caminhada pelas ruas do centro em direção ao Parque do Forte. No local, os grupos convidados farão momentos de reflexões de temas sociais.

Preparativos

A programação do Grito dos Excluído/Excluídas em Macapá acontece desde o dia 29 de agosto com vasta programa preparada em parceria pelas pastorais sociais, entidades sindicais e rádio São José 100.5 Fm. Uma das ações integradas é o programa de rádio que vai ao ar através da emissora católica de Macapá e da webrádio do Sindicato dos Servidores Públicos Federal do Amapá (Sindsep/AP).

O programa desta segunda-feira (5/9) vai tratar sobre o tema “Democracia participativa e Democracia represnetativa”. Na terça-feira (6/9) os oragnizadores do Grito debatem o tema “Defesa dos territórios”. O programa Grito dos Excluídos/Excluídas vai ao ar às 10h.

Outro importante momento para a preparação foi a Oficina Pré-Grito que acontece no auditório do Centro Diocesano de Pastorais da Diocese de Macapá no dia 31 de agosto para capacitação e sensibilização dos grupos organizadores do ato.

[ngg src=”galleries” ids=”8″ display=”basic_imagebrowser”]CNBB

Durante a reunião da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB em Aparecida na última semana, os bispos do Brasil enviaram uma mensagem aos organizadores do Grito dos Excluídos  em todo o país.

“Nossa fé comporta exigências éticas que se traduzem em compaixão e solidariedade concretas. O compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural, bem como, da família, da ecologia integral e do estado democrático de direito estão intrinsicamente vinculado à nossa missão apostólica”, afirma o episcopado brasileiro.

“Ao comemorarmos o bicentenário da Independência do Brasil, é fundamental ter presente que somos uma nação marcada por riquezas e potencialidades, contudo, carente de um projeto de desenvolvimento humano, integral e sustentável”, destacam os bispos.

Para eles, “é necessário o compromisso autêntico com a verdade, com a promoção de políticas de Estado capazes de contribuir de forma efetiva para a diminuição das desigualdades, a superação da violência e a ampliação do acesso a teto, trabalho e terra”. Aqui aqui e confira a carta na íntegra.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br