Diocese de Macapá publica a síntese da consulta diocesana sobre a Sinodalidade

Documento foi aprovado na Miniassembleia Diocesana realizada em Maio de 2022
| MACAPÁ (AP) |Por Pascom

A Diocese de Macapá apresenta ao povo de Deus presente nesta Igreja Particular a síntese das respostas à consulta sobre a Sinodalidade. O documento é fruto da consulta diocesana no período de Outubro de 2021 à Maio de 2022, tendo sua redação final e aprovação realizadas na Miniassembleia Diocesana. A publicação está disponível aqui

A seguir, compartilhamos o texto introdutório que explica como aconteceu o processo de consulta, os prazos, as colaborações recebidas e resultados.

INTRODUÇÃO

Após a abertura do Caminho Sinodal, a fase diocesana iniciou em 17 de outubro 2021. No dia 15 de novembro de 2021 aconteceu um Conselho de Pastoral Diocesano durante o qual foi refletido sobre o valor e o sentido da Sinodalidade. O objetivo do encontro era também aquele de analisar a linguagem das perguntas para que fossem bem compreensíveis para o nosso povo. Chegamos a um consenso e foi preparada uma Cartilha com a reformulação de algumas destas perguntas. Mandamos imprimir também a Oração do Sínodo. Deixamos para iniciar a Consulta a partir de janeiro 2022 devido ao Advento e ao Natal. Inicialmente os prazos iam até o final de junho, levando em conta que em julho aqui no Norte é tempo de férias e muitos viajam. No entanto, os prazos tiveram que ser mudados porque o bispo tinha que participar da Visita ad Limina justamente no final de junho. Assim marcamos uma Miniassembleia Diocesana para o final de maio 2022 (28 e 29, até meio dia, de maio) com a finalidade de chegar à síntese das respostas de toda a Diocese. Criamos um e-mail específico para receber as respostas da Consulta.

Temos 29 paróquias, mas uma do interior está atualmente sem pároco e outra será instalada, de fato, quando chegarem os padres para assumi-la. Portanto de 27 paróquias funcionando, 17 enviaram as respostas (63%). 10 paróquias não responderam (37%). Responderam 3 Casas religiosas de Irmãs, a Equipe Diocesana das CEBs e a Nova Comunidade Shalom.

As respostas deviam chegar até o dia 08 de maio e a Equipe de Síntese trabalhou até a véspera da Miniassembleia. Planejamos com a participação de cerca de 150 pessoas. Dos padres da Diocese, foram convidados somente os párocos e todos os membros do Conselho de Pastoral Diocesano. Deviam participar alguns representantes dos/das Religiosos/as, dos Diáconos Permanentes, dos Movimentos, Pastorais etc. não representados no Conselho de Pastoral Diocesano. Também foram oferecidas três vagas de leigos/as para cada paróquia. De fato, estiveram presentes: 20 padres, 13 religiosos e religiosas, 05 Diáconos permanentes e 66 leigos e leigas. De uma forma ou de outra todas as paróquias foram representadas.

Todos os participantes receberam inicialmente a síntese de todas as perguntas. Em seguida, foram divididos em 10 grupos para propor eventuais cortes, acréscimos ou correções ao texto-respostas de cada grupo de perguntas. Além disso todos os grupos deviam responder à Questão Fundamental. Na tarde de sábado procuramos chegar ao consenso sobre a redação final das 10 folhas que serão enviadas à CNBB. Cada grupo devia também propor sinteticamente uma prioridade como “conclusão” da escuta sinodal dentro do assunto do respectivo tema. Estas Prioridades, junto com a resposta à Questão Fundamental, servirão de base para o planejamento da caminhada da Diocese. No Domingo pela manhã, após a santa Missa, trabalhamos a síntese das respostas à Questão fundamental e a explicação de cada Grupo das motivações que os levaram a escolher aquela prioridade.

Como subsídio para a Caminhada Sinodal elaboramos também uma Cartilha de Círculos Bíblicos com 15 Encontros, aproveitando dos documentos a disposição (Doc. Preparatório, A Sinodalidade na vida e na missão da Igreja, o Sensus Fidei etc.). Todo o material está em anexo e foi disponibilizado no site da Diocese de Macapá.

Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
(11/07/2022)