Pastoral da Ecologia é implantada na Diocese de Macapá

A pastoral tem como missão fomentar as iniciativas propostas pelo Sínodo para a Amazônia e a Exortação Apostólica Querida Amazônia
| MACAPÁ (AP) | Por   Pascom

De 4 a 11 de junho comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente em 2022. Várias iniciativas estão sendo realizadas para destacar a importância do cuidado com a Casa Comum e da Ecologia. Como forma de manter viva o eco do Sínodo para a Amazônia de 2019, do magistério do Papa Francisco sobre o tema expressos na Encíclica Laudato Si e na Exortação Apostólica Querida Amazônia, bem como ser uma resposta as necessidades e desafios atuais com o Meio Ambiente, a Diocese de Macapá apresenta o nascimento da Pastoral da Ecologia.

Em vídeo, o bispo diocesano dom Pedro José Conti faz a apresentação da nova pastoral na Igreja local e destaca sua importância.

O bispo diocesano desataca o “sonho ecológico” apresentado pelo Papa Francisco e a proposta das Diretrizes da Ação evangelizadora da Igreja no Brasil de 2019-2013  como motivação para a implantação da Pastoral da Ecologia. Dom Pedro explica que a Pastoral da Ecologia deve ser “um olhar de fé”, pois ela é uma “dádiva de Deus”. “Uma visão de fé significa reconhecer o dom que recebemos de Deus e respeitar este dom para que produza aquilo que é o maior objetivo de Deus que é a vida”, explica o bispo.

A iniciativa de criação da Pastoral da Ecologia da Diocese de Macapá foi apresentada ao Conselho Pastora Diocesano na reunião ordinária de novembro de 2021. A Pastoral contará inicialmente com uma equipe formada por jovens que se comprometeram no trabalho inicial de implantação das ações. Confira a seguir a apresentação da Pastoral da Ecologia.

Semente das urgências sinodais: O germinar de uma pastoral.

A semente que caiu na terra boa, deu fruto, brotando e crescendo cada vez mais” (Mt 13,23)

Caminhar juntos é um desafio para as nossas comunidades, sobretudo nestes tempos pandêmicos, e de modo especial esse chamado ecoou do Sínodo da Amazônia como uma urgência para olharmos e agirmos sobre a realidade amazônica a partir das nossas bases, das nossas raízes. Embalados por esse chamado nasceu a Pastoral da Ecologia e nosso compromisso pastoral é o de orientarmos a caminhada das nossas comunidades no sentido de enraizar à luz das orientações sinodais as diversas iniciativas que já estão a caminho e outras que estão a germinar em nossas paróquias da Diocese de Macapá.

Deus queira que toda a Igreja se deixe enriquecer e interpelar por este trabalho, que os pastores, os consagrados, as consagradas e os fiéis leigos da Amazônia se empenhem na sua aplicação e que, de alguma forma, possa inspirar todas as pessoas de boa vontade.” (Querida Amazônia, n. 4)

Conhecendo a nossa identidade visual

Os elementos da identidade visual da Pastoral da Ecologia nos interpelam a reconhecer que somos parte de um todo, e que estamos todos interligados uns aos outros como irmãos e irmãos e com a Mãe Terra. Esse sentido é representado na identidade visual, pelo planeta Terra interconectado com as linhas imaginárias (paralelos e meridianos), que formam uma grande rede de relações.

As mãos segurando um punhado de terra nos comunica o sentido do cuidado e zelo à nossa Casa Comum. É com base nesse contato da humanidade com a natureza de forma harmônica e respeitosa que lembramos o Bem Viver, modo de vida e de relação com a Mãe Terra, cultivado pelos irmãos indígenas e que serviu de base para as reflexões do sínodo. O grafismo amazônico presente na identidade nos remete a comunhão com os povos da Amazônia na lógica da cultura do encontro, da escuta e da partilha das experiências.

Por fim, temos a cruz que é “feita de raízes” para simbolizar o objetivo que nos “fixa” a essa Mãe Terra, de onde nos sustentamos e fortalecemos, pois a raiz em uma planta é a parte fundamental para sua alimentação e sustento, e foi através da cruz, que Jesus nos enraizou em seus ensinamentos, sendo Ele próprio a nossa fonte, nossa esperança e nosso sustento na caminhada.

Pastoral da Ecologia Diocesana: Proposta e Caminhos

Articulados com as nossas paróquias, comunidade de comunidades, apresentamos nossa proposta através de alguns verbos fundamentais para essa caminhada pastoral.

Despertar e Conscientizar – Para a necessidade do cuidado com a Casa Comum, uma vez, que ela é a manifestação do amor providente de Deus.

Construir, fortalecer e tecer – Redes de diálogos que possibilitem o processo formativo de todos os que se sentirem chamados a caminhada sinodal, para nos envolvermos cada vez mais em ações na linha da ecologia integral.

Comprometer – Nosso Ser e Fazer Igreja sinodal, motivando a caminhada em conjunto a partir das realidades das nossas comunidades, presentes nas regiões urbanas e do campo em nossa diocese, assumindo nesse retorno às bases o compromisso de enraizar os horizontes sinodais na nossa vida comunitária.

Agendas a caminho e em construção

Entre algumas ações que a Pastoral da Ecologia está tecendo podemos citar:

• Mobilização de equipes de multiplicadores e agentes de pastoral nas paróquias;
  • Subsídio sinodal para encontros comunitários celebrativos;
  • Itinerário de eventos formativos sobre a integralidade do processo sinodal (Da Laudato si’ às escutas sinodais na diocese, passando pela assembleia sinodal em Roma, e no retorno, o chamado a sonhar e caminhar cada vez mais juntos através das orientações do Documento final do sínodo e da Exortação Apostólica Pós sinodal Querida Amazônia, fazendo encontrar essa caminhada com as orientações diocesanas);
  • Consolidação da rede de comunicação virtual da pastoral.

Equipe diocesana da Pastoral da Ecologia

Ana Paula de Oliveira Ribeiro – Coordenação