Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Fala com sabedoria, ensina com amor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Reflexão para o 5º Domingo do Tempo da Quaresma | 03 ABR 2022 – Ano “C” 
| MACAPÁ (AP) | Por Dom Pedro José Conti

Deixei de refletir um pouco sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, neste Quinto Domingo da Quaresma, porque a página do evangelho de João que nos é apresentada é o texto iluminador do tema escolhido: Fraternidade e Educação. No cartaz são bem visíveis as palavras que Jesus escreve no chão: amor e sabedoria. Na verdade, não sabemos o que Jesus escreveu, mas o autor do cartaz achou por bem colocar essas duas palavras que estão no lema da campanha. Liberdade dos artistas. Junto com o tema quaresmal da misericórdia de Deus, manifestada em Jesus, podemos ler esta página do evangelho como um exemplo da forma com a qual ele ensinava. A situação é claramente uma armadilha. Aos acusadores da mulher, “surpreendida em adultério”, de fato, não interessava o destino dela. Pela lei de Moisés, ela não tinha saída, devia ser apedrejada. Os mestres da Lei e os fariseus, porém, querem que Jesus se pronuncie sobre tal decisão. O mestre ensinará a obediência à autoridade suprema da Lei ou não? Jesus toma tempo, escreve algo no chão. Eles insistem e Jesus, erguendo-se, diz aquelas palavras que bem conhecemos: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo 8,7). Ninguém atirou pedras e todos foram embora a começar pelos mais velhos.

O ensinamento de Jesus foi um convite claro à reflexão de cada um. Não escolheu a aplicação de uma lei fria e anônima na ilusão de eliminar o mal matando as pessoas que podem ter errado. Com amor e sabedoria, Jesus fez que todos reconhecessem que maldades e violências estão presentes na vida de cada um e que, portanto, todos devemos buscar um caminho de conversão porque, de alguma forma, todos somos responsáveis pelo mal e pelas injustiças que existem no mundo. A vitória sobre o pecado, somente virá com o compromisso e a colaboração de todos os que se dispõem a praticar o amor e a justiça. Sem esquecer que essa novidade de vida sempre será um dom de Deus, que deve ser pedido e desejado de coração sincero. Jesus é educador, também, com a mulher. Ela ouviu as palavras dele e se o resultado foi a vida e não a morte, é porque ela, como os demais, devia aprender a não julgar, a não condenar. Jesus também não a condena. Deixa-a ir em paz para que ela viva uma vida nova, livre para amar e ter compaixão dos pecadores para que outros experimentem a misericórdia de Deus e dos irmãos como ela experimentou. O “não peques mais” de Jesus é um convite a ser ela mesma testemunha da bondade de Deus e, assim, ensinar o perdão e a paz. 

Esse “envio-convite” de Jesus vale para todos nós. Somos todos fracos e pecadores, mas podemos aprender e ensinar valores que ajudem a melhorar a nossa vida, a construir o bem comum, a promover e a preservar a existência de todos os seres vivos do planeta. Precisamos ser aprendizes e educadores ao mesmo tempo, dar valor à vida, o primeiro dom que todos recebemos. É maravilhoso ficar encantados com as belezas da natureza e dos frutos da fraternidade e da paz. É urgente nos educarmos ao respeito das diversidades, à tolerância, ao diálogo e à colaboração fraterna.

Com a proposta de um Pacto Educativo Global, Papa Francisco nos conclama a unir as melhores forças para sermos construtores de uma nova humanidade que possa ser feliz de viver neste planeta. Não podemos ficar indiferentes e nos conformar com a destruição, a exploração dos recursos naturais até a exaustão, ao consumo desenfreado, ao abismo que continua separando os que podem esbanjar milhões daqueles que morrem de fome. Hoje, a “sabedoria” só pode ter o gosto do encontro, da acolhida, da compaixão com quem sofre, da busca conjunta de novos caminhos de paz. Quem ensina a jogar pedras, ou bombas, para defender os seus privilégios, o seu bem-estar, o seu poder, não ama a humanidade, está construindo um mundo de ódio e divisões. O “amor” não se ensina com palavras e discursos, mas com o exemplo, doando a própria vida, tornando-nos, todos, mais próximos uns dos outros. A educação para a fraternidade e a paz é sempre um desafio, uma missão e uma aprendizagem ao mesmo tempo. Mas vale a pena.

Mais Artigos