Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Crescendo com os desafios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Reflexão para o 3º Domingo do Tempo da Quaresma | 20 MAR 2022 – Ano “C” 
| MACAPÁ (AP) | Por Dom Pedro José Conti

Um velho fazendeiro veio a Deus e lhe disse: – Olha, você pode ter criado o mundo, mas não é fazendeiro. Não sabe nem o bê-á-bá da agricultura. Você tem muito a aprender. Ao que Deus respondeu: 

– O que você sugere? 

– Dê-me um ano de tempo e permita que as coisas sejam de acordo com a minha vontade. Verá o que vai acontecer. Deus concordou e deu um ano ao fazendeiro. Este pensava no melhor, nada de trovões, ventos fortes, nenhum perigo para a safra. Tudo confortável. Quando queria sol, havia sol. Quando queria chuva, havia chuva, o tanto que quisesse. O trigo crescia depressa. Uma maravilha! Naquele ano, tudo dava certo. Seria a maior safra de grão nunca vista. No entanto, quando fizeram a colheita, a surpresa foi muito grande: as espigas estavam vazias.

O fazendeiro ficou triste e perguntou a Deus: 

– O que aconteceu? O que saiu errado?

E Deus lhe respondeu: – Por não existir desafios, conflitos, esforços, já que você evitou tudo isso, o trigo não trabalhou, ficou acomodado. Para crescer, precisa tempo e paciência. O sol, as tempestades, os trovões e os raios fazem o trigo reagir. É só assim que ele cresce forte, resistente e cheio de vida.

Com o Terceiro Domingo da Quaresma, iniciamos as leituras próprias deste ano. O grande assunto, que aparecerá ainda mais claramente a cada domingo, é um dos temas mais trabalhados pelo evangelho de Lucas: a misericórdia de Deus. Tudo começa com uma questão levantada a partir de dois casos que deviam ser comentados pelo povo. Um deles lembrava a matança de alguns galileus por ordem de Pilatos, e o outro, a queda de uma torre com a morte de dezoito pessoas. Muitos acreditavam numa justiça divina de tipo “retributivo”, ou seja, Deus castiga os pecadores e recompensa os justos. Se fosse assim, os que morreram pagaram, afinal, pelos próprios pecados e os que tinham sobrevivido deviam ser considerados mais agradáveis a Deus que os mortos. Essa dúvida sempre volta quando acontecem acidentes, calamidades ou desastres onde há algumas vítimas fatais e outros sobreviventes.

Por que essa diferença? Não temos resposta simples. A pergunta perde mais sentido ainda quando entre as vítimas, por exemplo, têm crianças que devem ser consideradas absolutamente inocentes. Jesus, de fato, não responde à questão da culpabilidade, ou não, das vítimas. Simplesmente lembra que a vida humana tem um limite. Não sabemos quando, mas todos vamos morrer de um modo ou de outro. Essa é a herança que deveria, inclusive, tornar-nos mais solidários e fraternos, porque somos companheiros de viagem e passamos poucos dias nesse caminhar juntos. A vida é um dom que devemos gastar da melhor maneira possível. Por isso, Jesus conta a parábola de uma figueira que, havia três anos, não produzia frutos. O patrão mandou que a árvore  fosse cortada,  porque era inútil, somente ocupava o terreno. O responsável pela plantação, porém, sugeriu aguardar mais um ano de tempo. Ele se comprometeu a cavar ao redor dela e a colocar adubo. Se, passado o tempo, ainda não aparecessem os frutos, o dono podia cortá-la. Mais uma vez, com a sua sabedoria, Jesus muda a questão.

Qualquer que seja a duração do tempo da nossa existência humana, ela deve ter um sentido, deve servir para alguma coisa, deve produzir algum fruto bom. Com efeito, os figos são frutos doces e gostosos e assim deveria acontecer com toda figueira “produtiva”. Onde está a misericórdia de Deus? Sem dúvida, nos dias ao longo da nossa vida, nas incontáveis possibilidades de fazer o bem que todos temos. No entanto penso, sobretudo, em tantos irmãos e irmãs que, por algumas circunstâncias, nascem ou acabam tendo que conviver com alguma deficiência. A vida deles e delas é uma luta contínua de superação e muitas vezes conseguem façanhas que tantos outros, cheios de saúde e capacidades, nem imaginam. Também defeitos e dificuldades “espirituais” podem nos estimular a crescer no serviço e no amor. Talvez o mais triste de uma existência humana não sejam os desafios, mas o medo e a preguiça de enfrentá-los. Quantos “frutos” de bem não brotam por comodismo ou por termos, simplesmente, o coração vazio. 

Mais Artigos