1º Domingo da Quaresma – C: Conduzidos pelo Espírito para os desertos da vida

Reflexão da Liturgia da Palavra de Domingo – Pe. Joseph Kouadio

|MACAPÁ (AP) | Por Padre Joseph Kouadio*

No início da Quaresma, a Palavra de Deus apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência daquelas “tentações” que nos impedem de renascer para a vida nova, para a vida de Deus. A primeira leitura convida-nos a eliminar os falsos deuses em quem às vezes apostamos tudo e a fazer de Deus a nossa referência fundamental. Alerta-nos, na mesma lógica, contra a tentação do orgulho e da autossuficiência, que nos levam a caminhos de egoísmo e de desumanidade, de desgraça e de morte. O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus.

Sugere que Ele recusou radicalmente um caminho de materialismo, de poder, de êxito fácil, pois o plano de Deus não passava pelo egoísmo, mas pela partilha; não passava pelo autoritarismo, mas pelo serviço; não passava por manifestações espetaculares que impressionam as massas, mas por uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor. É claro que é esse caminho que é sugerido a nós, seguidores de Jesus. Frente a frente estão, hoje, a lógica de Deus e a lógica dos homens.

A catequese que o Evangelho nos apresenta neste primeiro Domingo da Quaresma ensina que Jesus pautou cada uma das suas escolhas pela lógica de Deus. E nós, cristãos, seguidores de Jesus, é essa a nossa lógica, também? Jesus não escolhe partir para o deserto. É conduzido pelo Espírito Santo. E aí, é afrontado pelo espírito do mal.

Também nós não escolhemos viver no coração deste mundo em que Deus se tornou desinteressante. Deserto para as nossas vidas de crente, para a nossa Igreja, com todas as tentações ligadas às nossas faltas: lassidão, desencorajamento, desejo de nos retirarmos de uma Igreja que nos desconcerta e de abandonarmos Deus…

Por causa de Jesus sabemos que a travessia do deserto é possível. O seu Espírito acompanha-nos e apoia as nossas escolhas de discípulos. “Acredita no teu coração…”, diz-nos Paulo na Carta aos Romanos. A Quaresma, travessia do deserto é também convite a reavivar a nossa esperança! No deserto das tentações, há o diabo, Jesus e, entre os dois, a Palavra de Deus.

A cada uma das tentações, Jesus responde com uma citação da Escritura, que reenvia a um episódio da travessia do deserto pelos Hebreus, após a sua saída do Egito. Relemos a resposta à primeira tentação: o pão corporal é indispensável, mas não é suficiente. Temos necessidade da Palavra de Deus, que é a única a dar sentido e abre uma esperança, para ir até ao fim da vida.

Na segunda tentação Jesus utiliza a sua filiação divina para impor o seu poder sobre todos os reinos da terra, mas não à maneira do poder terrestre. Esta tentação leva-nos à verdade da nossa fé em Deus Pai. E na terceira tentação? Colocar Deus à prova é pedir-lhe sem cessar para nos provar que Ele nos ama. É estar à procura de provas de que Ele se ocupa de nós. A única resposta está no dom que Ele nos fez no seu Filho bem-amado.

A fé, a esperança, o amor: a Palavra de Deus, que ilumina toda a nossa vida com Deus e com os nossos irmãos, é o melhor antídoto para todas as tentações!

Bom domingo, boa meditação e uma boa Quaresma para todos!

*Padre Joseph Kouadio é missionário do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME) em Macapá, atualmente desenvolve o ofício de pároco da Paróquia Jesus Bom Samaritano, bairro do Zerão, na capital amapaense. Também é responsável pela Pastoral Universitária Diocesana.