Home » Amapá » Festividade de Nossa Senhora da Conceição inicia nesta terça-feira, 30.

Festividade de Nossa Senhora da Conceição inicia nesta terça-feira, 30.

Até o dia 8 de dezembro a programação se estende com encontros de oração e celebrações no bairro do Trem, em Macapá (AP)

Cartaz da Festividade de Nossa Senhora da Conceição 2021 – Foto: Divulgação Pascom N.S. da Conceição

|MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza

De 30 de novembro a 8 de dezembro a Paróquia Nossa Senhora da Conceição no bairro do Trem, em Macapá (AP), realiza a programação da Festividade em honra à santa padroeira. A abertura da festa na terça-feira, 30, acontece com a oração do Ofício da Imaculada Conceição, Novena e Terço da Imaculada e em seguida, às 18h, a missa do novenário.

Eu sou a Imaculada Conceição” é o tema da festa este ano que tem ainda como inspiração bíblica o livro do Apocalipse: “Apareceu em seguida, um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1)

A programação conta com peregrinações da imagem em casas e órgãos públicos do bairro, novenário com missas e culminando no dia 8 de dezembro com missa às 7h e às 17h missa solene presidida pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. Após a celebração uma carreata pelas ruas do bairro e na chegada da imagem o sorteio de prêmios na quadra padre Antônio Cocco ao lado da Igreja Matriz.

A programação pode ser acompanhada também pelos devotos através da página da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Facebook. Clique aqui

Devido a devoção dos fiéis macapaenses para com a Nossa Senhora da Conceição, uma das mais populares na cidade de Macapá e em todo o Amapá, o Governo do Estado decretou ponto facultativo para o dia 8 de dezembro nas repartições públicas estaduais.

Tema

Segundo a organização, o tema vem remete a mensagem da Virgem Maria em Lourdes, quando no dia 25 de março de 1858, apareceu para Santa Bernadete Soubirous e lhe disse “Eu sou a Imaculada Conceição” (Je suis l’Immaculée Conception).

A Solenidade da Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro e o próprio título à virgem Maria de Nossa Senhora da Conceição refere-se ao dogma católico da concepção de Maria sem pecado original, tendo sido preservada por Deus com “sublime e singular privilégio”, segundo a Constituição Apostólica Ineffabilis Deus, com a qual o Papa Pio IX proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição em 1854.

Programação

De 29/11 a 07/12 – Novenário – Hora: 18h
Dia 08/12
7h e 17h – Missa Solene
18h30 – Carreata
19h30 – Sorteio de Prêmios
Local: Quadra Pe. Antônio Cocco

Com informações da Pascom N.S. da Conceição

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa
(30/11/2021)

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*