Paróquias realizam missas e homenagem à Virgem de Nazaré neste domingo,10

A Catedral São José sedia os atos centrais da programação do Círio de Nazaré 2021

Celebração da Missa do Círio na Paróquia Jesus Bom Samaritano em 2020 | Foto: Simone Souza – Pascom

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

No 2º domingo de outubro, 10, os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré podem participar da tradicional Missa do Círio pela manhã em todas as paróquias de Macapá. O objetivo é possibilitar que os fiéis evitem grandes deslocamentos, a concentração de pessoas ou aglomerações e participem dos momentos organizados pelas paróquias.

A articulação da Comissão Organizadora da programação do Círio de Nazaré e as Paróquias vai permitir que cada comunidade esteja reunida celebrando a missa e em preparação para a passagem em carro aberto da imagem peregrina de cada Vicariato da Diocese na capital. Todas as Paróquias terão celebrações na própria Igreja Matriz ou em um outro templo escolhido.

Os horários das missas estão acordados para iniciar na maioria das paroquias entre às 7h e às 8h, com a possibilidade de ajuste por conta da própria conveniência local, como é o caso da Paróquia São Pedro que vai realizar a celebração dominical na Igreja Matriz somente após a chegada da carreata do Vicariato IV, por volta das 10h.

Na Paróquia São João Batista Piamarta a Missa do Círio acontece na Igreja São João Batista e Santa Maria por praticidade de localização e espaço no bairro do Cabrazinho. Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Brasil Novo, a celebração na Igreja Matriz será às 19h, com a presença da imagem peregrina do Vicariato I.

Fiéis participam da santa missa na Catedral São José de Macapá | Foto: William Valério (Pastoral da Comunicação)

Catedral

A Catedral São José vai sediar no domingo as atividades centrais com a realização de três missas em homenagem à Virgem de Nazaré. A primeira missa será celebrada às 7h30, seguida de outra às 10h e a noite a celebração acontece às 19h.

O acesso do público para participação da missa será limitado a capacidade de 80% de ocupação do templo, cerca de 500 pessoas dentro da Catedral, como determina os decretos estadual e municipal. Porém, ao lado de fora também será possível acompanhar a Missa do Círio através de um telão. O controle de público será realizado pela Guarda de São José, com o apoio das forças de segurança pública.

As Paróquias seguirão a mesma orientação, mantendo a estimativa de público dentro dos templos seguindo as normas sanitárias vigentes. Após as celebrações paroquiais, as comunidades poderão acompanhar as carreatas das Imagens Peregrinas que percorrerão os bairros da capital organizadas por cada Vicariato.

Berlinda

Ao final da última celebração de domingo na Catedral São José, a Berlinda com a imagem principal vai levada para a Igreja São José, no centro comercial, onde ficará em exposição.

Durante toda a semana, momentos de oração e celebrações acontecem a partir das 11h30 em honra à Nossa Senhora de Nazaré.

VICARIATO I

Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré | Horário: Aguardando a confirmação do horário

Igreja Matriz N. Senhora do Rosário | Horário: às 7h30

Igreja Matriz São Benedito | Horário: às 7h

VICARIATO II

Igreja Matriz Jesus de Nazaré | Horário: às 7h30;

Igreja Matriz Santuário de Fátima | Horário: às 7h30 e às 10h

Paróquia João Piamarta – Igreja São João Evangelista e Santa Maria| Horário: às 7h30

VICARIATO III

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus | Horário: às 8h;