Romarias abrem a programação central do Círio de Nazaré

Sem a tradicional procissão do 2º domingo de outubro, as romarias ganham destaque por conta do translado da imagem peregrina pelas ruas da cidade em carro aberto

Romaria dos Rodoviários abre a programação central do Círio de Nazaré 2021 | Foto: Willian Valério – Pascom

|MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Nesta sexta-feira, 8, às 14h, a Romaria dos Rodoviários abre a programação central das celebrações do Círio de Nazaré em Macapá. Sob a condução das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saí em carro aberto pelas ruas da capital acompanhada por devotos motoristas particulares, taxistas, autoescolas e rodoviários em geral. A primeira romaria tem sua concentração na sede da Rede Amazônica, no bairro Buritizal.

A Romaria dos Rodoviários percorre as ruas da Zona Sul da capital em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Sant’Ana, em Santana, com chegada marcada a partir das 18h. No percurso, os devotos terão a oportunidade de realizar suas homenagens ou acompanhar em transporte próprio o traslado.

Embarcação conduz a imagem peregrina na Romaria Fluvial em Santana | Foto: Willian Valério – Pascom

No sábado, 9, às 7h, acontece no Porto da empresa Souzamar a concentração para a realização da Romaria Fluvial, para homenagem das comunidades ribeirinhas e aquaviários.

As embarcações devidamente inscritas na Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) podem acompanhar o percurso com o transporte de peregrinos dentro das normas estabelecidas.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzir na Romaria Fluvial até chegar ao porto da empresa NorteLog no Rio Matapi, no distrito industrial, por volta das 10h, onde será recepcionada pelos participantes da Romaria dos Motociclistas.

Motociclistas encerram a programação do sábado levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral São José | Foto: Willian Valério – Pascom

Os motociclistas conduzirão a imagem peregrina até a Catedral São José, com chegada prevista para às 12h.

Os participantes das Romarias devem acompanhar a imagem seguindo as orientações das autoridades de segurança e defesa social, bem como, com uso permanente de máscara, álcool 70% para higienização e distanciamento necessário para prevenção contra covid-19.

Percursos

Romaria dos Rodoviários – 8.10.2021

Concentração: Às 14h – rede Amazônica (TV Amapá/Radio CBN). Itinerário:  Av. Diógenes Silva / Rua Santos Dumont / Rod JK / Rua Vila Operário / Av. Maria do Oliveira Santana / Rua Caetano Dias Tomás (Pass. Ig. Santa Terezinha)/ Rod Salvador Diniz / Rua Cláudio Lúcio Monteiro / Rua B. Um (Fundação Marcelo Cardio) / Rua D Nove / Rua D Treze / Rua B. Um / Rua D Dezenove / Tv Manoel Moura de Carvalho (Capitania dos Portos do Amapá)/ Rua Cláudio Lúcio Monteiro (rotatória – Igreja N Sra Perpetuo Socorro) / Av. José de Anchieta (Pass. Casa da Hospitalidade / Casa dos Idosos) / Rua Pedro Salvador Diniz / Av. 15 de Novembro / Chegada Igreja N. Sra de Fátima e Sant’Ana

Romaria Fluvial – 9.10.2021

Concentração: às 7h no Porto da SouzaMar. Itinerário: Saída até o Igarapé da Fortaleza, retorno seguindo até o Porto da NorteLog (Rio Matapi).

Romaria dos Motociclistas

Concentração: Às 10h no Porto da NorteLog. Itinerário: Saída do terminal do Matapi (Distrito Industrial) / Rod AP-10 / Rod Duca Serra / Av. Pe Julio Maria Lombard (Parada em frente ao 22º BIS / Rua General Rondon / Catedral São José.

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731