Home » Notícias da Diocese » Catequistas refletem sobre importância do “Domingo, dia do Senhor” no Encontro Catequético Diocecsano 2021

Catequistas refletem sobre importância do “Domingo, dia do Senhor” no Encontro Catequético Diocecsano 2021

Encontro contou com participação de catequistas de Macapá, Santana e do interior

Catequistas reuniram-se no Centro Diocesano de Pastorais em número limitado de público. | Foto: Anderson Yuri – Pascom

| MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza (Pascom)

Com o tema “O Domingo: o Dia do(a) cristão e da Comunidade”, a Pastoral Catequética da Diocese de Macapá realizou  de 27 a 29 de Agosto o Encontro Catequético Diocesano (Encadi) 2021. Com o objetivo de proporcionar a formação para os catequistas da diocese, o evento aconteceu na quadra do Centro Diocesano de Pastorais Dom José Maritano e foi o primeiro encontro de nível diocesano realizado no local com a presença de público. Confira aqui as fotos do evento.

Com o número de participantes limitado e distribuídos durante os dias por vicariato, o Encadi seguiu os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, como uso obrigatório de máscara, distanciamento e limite de inscritos para permitir a ocupação adequada do espaço.

Segundo o coordenador da Pastoral, Marlos Matos, cerca de 100 catequistas participaram do encontro que contou com representantes das paróquias de todos os seis vicariatos da Diocese. Na sexta-feira, 27, a tarde e no sábado, 28, pela manhã encontraram-se no local os catequistas do interior (Vicariato 6) e no sábado a tarde e domingo, 29, pela manhã o público foram os catequistas de Macapá e Santana.

“Achamos por bem, respeitando todos os protocolos e decretos estaduais sanitários, que a gente já poderia fazer (o Encadi) num ambiente que pudesse comportar pelo menos 25% da capacidade”, explicou o coordenador. Marlos explicou que “o Encadi deste ano tem um tema que completa um projeto da Diocese, elaborado pelo nosso bispo dom Pedro José Conti”. Segundo ele, em 2018 foi abordado o tema “A Igreja e a Palavra de Deus” e no segundo ano (2019), o tema proposto destacou a “Comunidade e a Igreja”, bem como, “A Eucaristia”. “Este ano, concluindo, agora é a missão, o serviço, a caridade”, ressaltou. Confira o vídeo a seguir.

Marlos Matos fala sobre o Encadi 2021

Tema

Para o bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, que fez a assessoria do evento ministrando os ensinos propostos sobre o tema, “a formação, a preparação das catequistas e dos catequistas é fundamental. Ninguém dá ou que não tem”. Dom Pedro destacou ainda que “o compromisso de cada catequista é se preparar para poder comunicar a beleza do evangelho, da boa notícia de Jesus, às crianças, jovens da catequese”.

O bispo diocesano ressaltou também a importância da Iniciação à Vida Cristã e a relação com o Domingo, dia do Senhor. Confira no vídeo a seguir.

Dom Pedro Conti explicou as motivações referente ao tema do Encadi 2021

Dia do(a) Catequista

O Encadi 2021 também foi a oportunidade da comemoração diocesana do Dia do Catequistas. A data foi a intenção principal da missa celebrada na manhã de domingo, 29, na abertura das atividades do dia.

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa
(30/08/2021)

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*