Diocese de Macapá abre inscrições para novo curso de Fé e Política

Curso será ministrado de setembro de 2021 a agosto de 2022 com encontros on-line

Foto: Logotipo da Escola Fé e política da Diocese de Macapá em homenagem ao padre Luiz Carlini

|MACAPÁ (AP) | Por Oscar Filho (Pascom)

“Contribuir com a formação de lideranças inseridas na participação política, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica, teológica, das ciências sociais e da filosofia, para a construção de uma sociedade justa, solidária, democrática, pluricultural e pluriétnica”. Este é um dos principais objetivos do novo curso de Fé e Política realizado pela Diocese de Macapá, por meio das Pastorais Sociais, Conselho Diocesano de Leigas/os, Escola de Fé e Política Padre Luís Carlini, com o apoio do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

As inscrições prévias devem ser feitas no período de 2 a 26 de agosto/2021, de forma presencial na Secretaria do Centro de Pastoral, na avenida Padre Manoel da Nóbrega, n° 1000, atrás da Igreja Jesus de Nazaré, e pela Internet no e-mail escoladefeepolitica.luiscarlini@gmail.com. Outras informações com o professor Marcos Vinicius, coordenador da Escola, pelo fone/ WhatsApp:(96) 98120-9058. As vagas são limitadas e os/as participantes selecionados/as para o curso devem fazer um investimento de 50 reais em conta bancária da Mitra diocesana. Clique aqui e baixe a ficha de inscrição ou preencha o formulário virtual aqui

O curso e demais atividades da Escola de Fé e Política são para sacerdotes, religiosas/os, lideranças das comunidades eclesiais, movimentos, pastorais e demais organismos da Diocese; dos movimentos populares, sindicais e partidárias. Pessoas que atuam em organizações comunitárias ou que desejam participar. Cidadãos e cidadãs que ocupam cargos políticos eletivos e para quem pensa em concorrer ao Executivo, Legislativo e aos conselhos de direitos municipais e estaduais, como Conselho Tutelar, da Saúde, Pessoa idosa e outros.

Os critérios para participação do curso de Fé e Política, entre outros, são: Compromisso de participar das etapas previstas pelo curso e de realizar os trabalhos solicitados; identidade cristã de vivência e participação; compromisso de ser agente multiplicador na organização que representará no curso; conhecimento de internet para as aulas a distância e ter o Ensino Médio. O período do curso será de setembro de 2021 a agosto de 2022, por módulos mensais, com aulas e atividades online.

Foto: Padre Luiz com participantes do Grito dos Excluídos/as | Arquivo Pessoal

Homenagem

O nome da Escola de Fé e Política é um reconhecimento e uma homenagem ao missionário italiano, Padre Luís Carlini, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (Pime), que faleceu no início deste ano, na Itália. Ele dedicou quase 50 anos de sua vida sacerdotal ao povo de Deus do Amapá e da região das ilhas do Pará e atuou na implantação das paróquias de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jari, e Nossa Senhora Aparecida do Brasil, em Porto Grande.

Foto: Padre Luiz na proclamação do Evangelho durante missa na paróquia Jesus Bom Samaritano | Arquivo Pessoal

Em Macapá, por 14 anos Padre Carlini foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus desenvolvendo um significativo apostolado nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e junto aos jovens com a iniciativa do Discipulado. Nos últimos anos foi pároco de Jesus Bom Samaritano, na região sul de Macapá. Ainda como pároco, entre outras missões, se dividia entre as atividades da Pastoral Carcerária, com assistência junto aos internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapem) e com os menores internos do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein).

Escola

O curso de Fé e Política da Diocese de Macapá já foi realizado em outras ocasiões e agora está sendo organizada a Escola de Fé e Política, interligada ao Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), com sede em Brasília, projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se propõe formar pessoas capazes de colaborar com os critérios éticos para a consolidação e o aperfeiçoamento da democracia e da cidadania na sociedade brasileira.

A Escola de Fé e Política de Macapá conta com um grupo de assessores/as que vêm refletindo e pesquisando sobre Fé, Cidadania e Política. São professores/as de diversas instituições de ensino superior, padres, diáconos e de leigos/as que foram capacitados/as no CEFEP e que deverão desenvolver no decorrer deste curso temas como: Fratelli Tutti-Magistério Social do Papa; Francisco; Releitura da relação fé e política na Bíblia; Doutrina Social da Igreja; História da Igreja na Amazônia; Análise da sociedade contemporânea; Igreja, ética, cidadania e direitos humanos; Sínodo da Amazônia; Controle Social das políticas públicas e Orçamento participativo, entre outros.

Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731