Diocese de Macapá realiza rito para ordenação de novo diácono no sábado, 12/6.

Seminarista Rafael Bastos recebe o primeiro grau do sacramento da ordem em caráter provisório em vista do ministério presbiteral

Rafael Bastos no cerimonial de ordenação em missa presidida pelo bispo diocesano dom Pedro| Foto: Willian Valério (Pascom)

| MACAPÁ (AP) | Por William Valério (Pascom)

Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38) é a iluminação bíblica escolhida por Rafael Gonçalves Bastos, candidato ao diaconato que será ordenado neste sábado, 12, na Diocese de Macapá. A Celebração Eucarística com rito para ordenação acontece na Igreja São Paulo, ligada a Paróquia São Pedro, às 18h, sendo presidida pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti.

Rafael Bastos nasceu em 26 de fevereiro de 1984, natural de Belém/PA, iniciou sua caminhada de fé na Paróquia São Jorge, onde foi coroinha, coordenador do ministério de música e guarda de São Jorge. Aos 17 anos mudou-se para Macapá (AP), passando a exercer suas atividades pastorais na Igreja São Paulo.

Foto: Convite/Divulgação

Atuante no grupo de jovens da Pastoral da Juventude, Rafael ajudou na condução de vários retiros espirituais voltados aos jovens paroquianos, além das atividades junto aos coroinhas, liturgia e grupo de oração da Renovação Carismática Católica.

A citação bíblica retirada do Evangelho de Lucas foi escolhida durante uma missão na Paróquia de Santa Barbara, no município de Serra do Navio (AP), onde, em visita a uma idosa, ela costumava repetir o trecho bíblico que irá nortear a caminhada de fé do futuro diácono.

A celebração de ordenação será transmitida por meio das páginas da Diocese de Macapá e da Igreja São Paulo (@igrejasaopaulomcp) no Facebook.

Diaconato

“O Diaconato floresceu na Igreja de maneira admirável, oferecendo um testemunho magnífico de amor ao Cristo e aos irmãos, pela realização de obras de caridade, celebração dos ritos sagrados e desempenho de tarefas pastorais. No exercício da função diaconal, os futuros presbíteros demonstram sua capacidade e o valor de seu trabalho e adquirem a preparação necessária para o ministério sacerdotal e o desempenho das funções temporais” (Pontifical Romano, p. 137).

Contato: 98414-2731
Instagram: @diocesedemacapa