Home » Notícias da Diocese » Festividade São José » Festa de São José 2021 tem inspiração na Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa Francisco

Festa de São José 2021 tem inspiração na Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa Francisco

Tema, lema, cartaz e programação foram apresentados nesta sexta-feira, 5, na Catedral São José e nas redes sociais

Apresentação da Festa de São José 2021 | Reprodução Tv Rede Vida e Tv Nazaré Macapá

|MACAPÁ (AP) | Por Jefferson Souza – Pascom

Com o tema “São José, protegei-nos com coração de pai” e o lema “Tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1, 21b), a Diocese de Macapá apresentou nesta sexta-feira, 5, a programação da Festividade em honra ao santo padroeiro. O evento aconteceu na Catedral São José e foi transmitido através das redes sociais e da Rádio São José FM 100.5.

|Confira as fotos aqui.

“Fomos surpreendidos, graças a Deus e, por isso agradavelmente, pela Carta Apostólica do Papa Francisco que proclamou desde 8 de dezembro do ano passado a 8 de dezembro deste ano de 2021 o ano de São José”, explicou o bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. “São José foi aquele encarregado dos cuidados desta pequena família que nós chamamos ‘Família de Nazaré”, destacou o bispo.

Segundo dom Pedro, o título dado pelo Papa para a Carta Apostólica “Patris Corde” (Com um coração de pai) “significa que amar com o coração de pai é um dom e também um exemplo que ele nos dá, por isso nós pensamos que teria sido bom refletir sobre isso”. De acordo com o bispo, através deste tema, todos podem ser responsáveis em exercer o cuidado seja com as pessoas, o planeta, a paz, a fraternidade.

Assista também o vídeo acima, produzido pela Tv Rede Vida e TV Nazaré Macapá. Nele dom Pedro Conti e Padre Rafael Donneschi explicam detalhadamente o tema, o lema e programação da Festa.

Cartaz da Festividade de São José 2021 | Criação: Roberto Almeida

Cartaz

Durante a apresentação da Festividade, o pároco da Paróquia São José e coordenador da comissão organizadora, padre Rafael Donneschi, destacou que “como sempre o cartaz tenta apresentar de maneira visível” às motivações da festa.

Padre Rafael afirmou que houve a decisão de retomar a figura da imagem de São José exposta na antiga igreja matriz, no centro de Macapá. O cartaz apresenta, portanto, o chamado “São José de Botas” que traz consigo nos braços o menino Jesus. A Imagem é uma das mais antigas do acervo paroquial.

Segundo o pároco, para finalizar a composição do cartaz pensou-se em seis medalhões que mostram os momentos mais significativos da vida, da presença e da missão de São José: os sonhos, o nascimento de Jesus, apresentação de Jesus no Templo, a fuga para o Egito, Jesus com 12 anos no Templo de Jerusalém e a Sagrada Família com a representação de São José em trabalho manual.

Programação

O momento também foi aproveitado para a divulgação da programação prevista para a festa deste ano. Devido a pandemia os eventos estão sendo preparados e avaliados constantemente para a sua realização.

A programação leva em consideração a realidade da pandemia e a comissão organizadora pensa que, dadas as circunstâncias permitidas, ela precisava ser organizada de forma executável e levando em conta os cuidados necessários nos eventos.

A abertura das atividades da Festividade acontece no dia 27 de fevereiro, às 19h, com a missa de envio para as peregrinações nas instituições, nas famílias e motivação para os encontros preparatórios.

Outro destaque na programação está no Tríduo de São São José e três celebrações festivas no dia 19 de março na Catedral às 7h30, às 10h e às 19h. No mesmo dia, uma queimas de fogos em honra ao santo padroeiro. Segundo a comissão, a a programação esta sujeita a alteração levando em conta realidade da pandemia em Macapá e às orientações das autoridades civis, quando necessário.

Confira a seguir o programa completo.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO JOSE 2021

PROGRAMAÇÃO LITURGICA

APRESENTAÇÃO DO CARTAZ E DO TEMA

Data: 05/02/2021 (Sexta-feira)

Hora/Local: 19h na Catedral São José

MISSA DE ABERTURA E ENVIO

Data: 27/02/2021 (Sábado)

Horário: 19h

Local: Catedral São José

MISSA DO ANIVERSÁRIO DE 260 ANOS DA IGREJA SÃO JOSÉ

Data: 06/03/2021 (Sábado)

Hora/Local:  19h na Igreja São José

MISSA DO 15º. ANO DE DEDICAÇÃO DA CATEDRAL SÃO JOSÉ

Data: 07/03/2021 (Domingo)

Hora/Local:  19h na Catedral São José

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Missa celebrada por Dom Pedro José Conti e concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Macapá.

Data: 11/03/2021 (Quinta-feira)

Hora/Local:  19h na Catedral São José

TRIDUO DE SÃO JOSÉ

Período: De 16 a 18/03/2021

Local: Igreja São José

Horário: 18h30 – Oração do Tríduo

             19h00 – Santa Missa

No dia 18/03/2021 (quinta-feira) após a missa, translado da imagem de carro até a Catedral São José.

MISSA DO PADROEIRO – 19 DE MARÇO DE 2021

7h30 – Missa Solene na Catedral São José

9h00 –   Após a Missa carreata pelas ruas da cidade de Macapá

11h00– Missa na Catedral São José

12h00 – Homenagem a São José com queima de fogos

19h00 – Missa de Encerramento na Catedral São José

PEREGRINAÇÕES

ENCONTROS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

Período: De 01 a 15/03/2021

Cada instituição é convidada a organizar um Oratório com a Imagem de São José e realizar momentos de oração ou encontros do Livro das Peregrinações. Os que não dispuserem de uma imagem podem adquirir o oratório na secretaria da festa.

ENCONTROS NAS FAMÍLIAS

Período: De 01 a 15/03/2021

As famílias são convidadas a organizar em suas casas pequenos oratórios com a imagem de São José e realizar, em pequenos grupos, a reflexão sobre os nove temas propostos no Livro das Peregrinações (Acompanha um Oratório).

CATEQUESE PARA CRIANÇAS

A Comissão Organizadora em parceria com a Pastoral Catequética irá disponibilizar um KIT para as crianças participarem de um momento de formação lúdico e catequético que pode ser adquirido na secretaria da festa.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

LIVE E SORTEIO DE PREMIOS

Data: 19/03/2021

Horário: 20h

Valor da Rifa: R$ 5,00

Transmissão pela página do facebook Catedral São José

DELIVERY E DRIVE TRHU

Data: 19/03/2021

12H – Venda de Feijoada

19h –  Venda de Cesta de comidas típicas

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*