Home » Notícias da Diocese » Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento

Por ocasião da citação do bispo de Macapá na matéria do Fantástico da Rede Globo neste domingo, 3.

| MACAPÁ (AP) | Por Pascom

Após comparecimento na reportagem do Fantástico deste domingo, 3 de janeiro de 2021, Dom Pedro José Conti vem ao público para esclarecer o seu papel na dolorosa situação pela qual está passando o irmão Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Neste momento, Dom Pedro é o bispo mais ancião de nomeação episcopal na Província Eclesiástica de Belém que corresponde ao Regional Norte 2 (Pará e Amapá). Pelas atuais normas da Igreja Católica (“Vos estis lux mundi” – Art. 8 par. 2) possíveis denúncias que envolvam o Arcebispo Metropolitano devem ser encaminhadas à Congregação dos Bispos, no Vaticano, pelo bispo mais ancião de nomeação episcopal.

Foi o que Dom Pedro fez, por obrigação canônica e para não ser acusado, posteriormente, de omissão. No entanto, sempre se declarou absolutamente estranho aos fatos, não conhecendo nenhuma das pessoas eventualmente envolvidas nas denúncias, excluso o Sr. Arcebispo. Coube ao próprio Vaticano enviar um bispo com a missão específica de recolher depoimentos e inquirir os fatos.

Dom Pedro nunca fez nada diferente do que lhe obrigam as normas canônicas e continua confiante na justiça eclesiástica e civil para que a verdade seja apurada.

Pastoral da Comunicação – Diocese de Macapá

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*