ACESSO RÁPIDO
Home » Notícias da Diocese » Novo Diretório será apresentado durante formação para catequistas da Diocese de Macapá

O momento será executado de forma virtual e pretende alcançar todos os catequistas do estado

Foto: Divulgação da Pastoral Catequética de Macapá

MACAPÁ (AP) |Por Márcia Fonseca (Pascom)

A Pastoral Catequética da Diocese de Macapá realiza nos dias 18 e 19 de dezembro uma formação sobre o novo Diretório para a Catequese. O encontro busca trazer conhecimento e estudo referente ao documento publicado pelo Vaticano em junho deste ano.

O encontro acontecerá das 20h às 21h30 pela internet, em parceria com a editora Paulus que disponibilizará o espaço virtual e trará como formador, o escritor e consultor de catequese, Altierez dos Santos.

Um link será encaminhado aos participantes, mas os catequistas têm que ter conta no Facebook e fazer parte do grupo na rede social através do link https://www.facebook.com/groups/catequeseamapa/.

“Traremos duas falas gerais sobre o Diretório com análise dos principais pontos. Um importante momento para entender este documento que vai nortear toda a catequese na Igreja católica no mundo. Por isso, convocamos todos os catequistas da Diocese de Macapá”, ressaltou o coordenador da Pastoral, Marlos Matos.

Nono diretório foi publicado pelo Vaticano em Junho | Foto: Divulgação Editoria Paulus

O Documento

O novo Diretório para a Catequese oferece os princípios teológico-pastorais fundamentais e algumas orientações gerais relevantes para a prática da catequese.

Ele é dividido em três partes: a primeira, dedicada à “Catequese na missão evangelizadora da Igreja”, fala da formação dos catequistas; a segunda, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família: parte integrante e ativa da evangelização; e a terceira, dedicada à “catequese nas Igrejas particulares”, ressalta o papel das paróquias, definido como “exemplo de apostolado comunitário”: catequese criativa e ensino da religião”.

Elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, foi aprovado pelo Santo Padre no dia em que a Liturgia celebrava a memória litúrgica de São Turíbio de Mogrovejo, que no século XVI deu um forte impulso à evangelização e à catequese.

1. Bernadete Machado Fortuna

E muito importante nos catequista participar desse encontro vilrtual.mas eu nao sei encontrar como participar virtual.

2. Elienay Rodrigues Pereira

É fundamental para nossa formação.