Dia de Finados: Confira os horários das celebrações nas Paróquias da Diocese de Macapá

Cronograma segue sendo atualizado à medida que as comunidades paroquiais vão definindo os horários para as missas deste dia

Foto: Canção Nova

| Macapá (AP) | Por Pascom

Na próxima segunda-feira, 2, a Igreja Católica celebra a memória dos fiéis defuntos, um dia após a Solenidade de Todos os Santos (1º de novembro), segundo o calendário litúrgico e que neste ano cai no domingo.

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Macapá realizou levantamento dos locais e horários em que os fiéis poderão participar da Santa Missa em intenção aos fiéis defuntos.

Em cada paróquia, o limite de público será respeitado, bem como a obrigatoriedade de uso de máscara e de higienização, antes do acesso aos templos, segundo a norma de cada comunidade paroquial. Confira o levantamento no final desta matéria.

Em Macapá, a Catedral São José vai dispor de três horários para missas, sendo às 7h30, 10h e 19h. Outras Paróquias optaram pelos horários comuns de celebração como de costume para as missas em dias da semana.

Cemitérios

Este ano, a realização de missas e visitação aos cemitérios não será possível devido às medidas restritivas do novo decreto da Prefeitura de Macapá, de 27 de outubro, o qual suspende algumas atividades por conta da nova alta de casos de contaminação por covid-19. Dentre as proibições, está o fechamento dos cemitérios para evitar aglomeração e risco de contágio.

A medida deve ser adotada pelas paróquias do interior seguindo as orientações do bispo diocesano dom Pedro José Conti aos padres na manhã desta quarta-feira, 28.

A tradição de orar pelos mortos está fortemente enraizada na História da Igreja e remonta o século II quando os cristãos mantinham o costume de visitar o túmulo dos mártires para rezar pelos falecidos.

VICARIATO 1

Paróquia São Benedito: Missa às 7h;

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré: Missa 7h30;

Paróquia Nossa Senhora do Rosário: Missa às 8h (Comunidade São Joaquim – Interior);

VICARIATO 2

Paróquia São João Batista Piamarta: Missa às 19h ( Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós);

Paróquia Jesus de Nazaré: Missa às 7h30 e às 18h;

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima: Missa às 7h30, às 9h e às 19h;

VICARIATO 3

Paróquia Jesus Bom Samaritano: Missa às 7h30;

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Missa às 8h;

Paróquia Cristo Bom Pastor: Missa às 7h30;

VICARIATO 4

Paróquia São José – Catedral : Missa às 7h30, às 10h e às 19h;

Paróquia Santuário Perpétuo Socorro: Missa às 8h e às 18h;

Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Missa às 7h e às 18h;

Paróquia São Pedro: Celebração da Palavra às 7h30 e às 19h30;

VICARIATO 5

Paróquia Santa Teresinha – Fazendinha : Missa às 8h;

Paróquia São Pio de Pietrelcina: às 7h30 (Matriz) e às 18h30 (Igreja São Bento)

VICARIATO 6

Paróquia São João Paulo II: Missa às 9h na Igreja São Pedro (Pacuúba) e às 19h na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tartarugalzinho)

Paróquia Santo Antônio ( Laranjal do Jari): Missa às 8h na Igreja Matriz e nas Igrejas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Lucas;

Paróquia N. Sra. das Graças ( Oiapoque) : Missa às 17h na Igreja Matriz;

O quadro continua sendo atualizado a medida que recebemos as informações das comunidades paroquiais.