Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude – Portal de Notícias da Diocese de Macapá
Home » I ERPJ N2 » Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Diocese de Macapá sedia encontro regional da Pastoral da Juventude

Evento promovido pela PJ da CNBB – Regional Norte 2 vai reunir jovens católicos dos estados do Amapá e Pará

Cartaz do IERPJ – (Foto: Divulgação)

| Por Jefferson Souza (Pascom)|

A Diocese de Macapá sedia o I Encontro Regional da Pastoral da Juventude no período de 12 a 15 de dezembro. Cerca de 400 jovens oriundos das dioceses e prelazias do Regional Norte 2 (Amapá e Pará) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participam do evento que tem “Juventude amazônida: Nossa vida e missão neste chão” como tema e o lema: “Do meio do mundo, anunciamos o tempo de revirar.”

“A intenção central deste momento é reunir as juventudes presentes em nossos Grupos de Base, proporcionando momentos de profunda reflexão sobre os nossos desafios e esperanças, partilhando os anseios e sonhos”, explicou Myara Cristiny, da coordenação da Pastoral da Juventude na Diocese de Macapá.

“Somos a geração jovem que está tendo a oportunidade de vivenciar diversos fatos e processos históricos em meio a nossa Igreja e nossa sociedade, o que seria motivo suficiente para um encontro desta dimensão”, destacou.

O encontro se realizará sob a iluminação do texto bíblico “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é solo sagrado” (Ex 3, 5) e apresenta na programação momentos destinados à espiritualidade, formações, plenárias, romaria e missão por paróquias da cidade.

O tema escolhido está em harmonia com a realização do Sínodo para a Pan-Amazônia, realizado de 6 a 27 de outubro deste ano no Vaticano, por convocação do Papa Francisco. Segundo os organizadores, “a Amazônia que sempre foi considerada chão de missão e martírio. É um chão de missão diferenciado, pois esse território tem realidades e condições únicas, que tornam a evangelização dessa região um verdadeiro desafio”.

Sede

Macapá foi escolhida pela coordenação regional da PJ para sediar o evento por ocasião dos 40 anos da Pastoral da Juventude na diocese, por ser uma das principais referências na CNBB – Norte 2 do trabalho pastoral realizado.

“Macapá, não é uma cidade qualquer. É também um lugar de muita história e exemplos de resistência, que nos provocam diversas reflexões. É uma cidade que possui uma diversidade cultural marcante, e que carrega consigo diversos elementos místicos, que muito tem a nos ensinar e inspirar”, explicou Myara.

Para os organizadores, a cidade “é um ótimo lugar para reiniciar, recomeçar, revirar!” e nesta perspectiva, a Pastoral da Juventude está “vivenciando uma reviravolta em nosso regional, percorrendo todos os cantos de nosso território”.

Programação

Na quinta-feira (12) acontece a recepção dos jovens com o credenciamento e orientações, às 18h a programação inicia com mística e show de abertura. Na sexta-feira (13), a partir das 8h, os jovens participam de momentos de formação no auditório do Centro de Cultura e Pastoral Dom José Maritano.

Às 17h, os participantes saem pelas ruas do centro de Macapá em direção a Fortaleza de São José com a Romaria dos Mártires, recordando as principais lutas e os protagonistas da juventude católica no Brasil.

No sábado (14), os jovens terão a oportunidade de realizar um dia de missão nas paróquias em que estarão hospedados. Percorrendo as ruas dos bairros da cidade, a atividade missionária visa possibilitar aos participantes do encontro regional conhecer a realidade da juventude local e os principais desafios por ela enfrentados.

O domingo (15) será marcado com a Missa de Envio dos participantes. O bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, presidirá a celebração, às 11h, na Catedral São José, com a participação do bispo referencial para a juventude da CNBB – Norte 2, dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém (PA). Confira a programação detalhada clicando aqui.

Contatos para entrevistas

Myara Cristiny – Coordenação PJ: (96) 996 9136-1094

Rogério Lima – Coordenação PJ – (96) 996 8118-8292

Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98400-5139 | (96) 99139-0682
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(4/12/2019)

Um Comentario

1. parabéns a Pastoral da Juventude.
    que as bençãos do Espirito Santo derrame sobre todos os jovens e organizadores.
    igreja em saida, eis a nossa Missão.