Em Roma, bispo de Macapá participa de coletiva de imprensa no Sínodo da Amazônia – Portal de Notícias da Diocese de Macapá
Home » Notícias da Diocese » Em Roma, bispo de Macapá participa de coletiva de imprensa no Sínodo da Amazônia

Em Roma, bispo de Macapá participa de coletiva de imprensa no Sínodo da Amazônia

Bispo de Macapá Dom Pedro Conti | Foto: Reprodução Vatican News

O bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro José Conti, participou nesta quarta-feira, 16, do briefing realizado diariamente no Sínodo da Amazônia. Na ocasião, o bispo de Macapá respondeu questionamentos dos jornalistas presentes na Sala de Imprensa do Vaticano, colaborando com o serviço de informação oficial sobre os trabalhos dos padres sinodais e as discussões do dia.

Dom Pedro compartilhou sua experiência como bispo na Amazônia destacando especialmente a presença de povos indígenas na diocese de Macapá.

O bispo destacou a atuação da Igreja juntos aos povos indígenas da região ao norte do estado e que seus representantes convidados para participar do Sínodo tiveram a liberdade para expor suas necessidades e serem ouvidos polos padre sinodais.

Para o bispo, “momento mais emocionante foi quando escutamos esses testemunhos”. Segundo ele, “quem vai preservar a Amazônia e oferecê-la ao mundo são os ‘pequenos’ e em primeiro lugar entre estes, são os povos indígenas”, disse.

“É importante que nos sintamos mais unidos, mais fraternos, mais solidários, mais participativos, da situação [dos povos indígenas]”, destacou dom Pedro.

Confira os vídeo da participação de dom Pedro José Conti no briefing

Durante a coletiva, os bispos presentes foram questionados sobre o papel desempenhado hoje pelas mulheres na Igreja e se apoiam a proposta da participação das mulheres no ministério da ordem através de um diaconato feminino.

Dom Pedro destacou a atuação das mulheres na Igreja e a necessidade de valorização em todos os aspectos sociais. “A experiência da mulher é diferente, nova, de certa forma, e ela tem algo próprio que deve colaborar”, afirmou.

Questionado sobre a formação para os leigos na região da Amazônia a fim de atender as necessidades locais da Igreja, dom Pedro destacou o caminho proposto pelas diretrizes para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), vem em resposta a algumas das necessidades locais a partir do destaque para uma igreja de novo empenho missionário.

Para dom Pedro o que deve diferenciar a formação do laicato na região deve ser à luz da doutrina social da Igreja. Segundo o bispo, “os leigos estão [presentes] na economia, no [mundo] do trabalho, nas lutas sociais e por isso tem que está consciente da dignidade humana”.

Para o bispo de Macapá, a “Doutrina Social da Igreja não está só para ‘dizer o que fazer’. Muito mais para um projeto para um projeto de vida, um sonho. Isso alimenta o entusiasmo, a alegria, portanto, algo novo que os leigos vão trazer”, disse.

Diocese de Macapá
Jefferson Souza / Pascom
Contato: 99139-0682
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa

 

 

Comente

Seu email nao sera publicado. Campos marcados so obrigatorios *

*