Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionáriaria é tema do Círio de Nazaré 2019

A Diocese de Macapá apresentou na manhã desta segunda-feira, 20, o cartaz do Círio de Nazaré 2019. A maior festa mariana do estado do Amapá traz o tema “Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionária” e o lema: “O Senhor fez por nós maravilhas, Santo é seu nome” (Lc 1,46-55).

Este ano, a festividade oportunizará a reflexão sobre a missionariedade e ecologia integral, em alusão ao sínodo da Amazônia e o Mês Missionário Extraordinário, declarado pelo Papa Francisco para outubro deste ano, quando a Igreja irá celebrar o centenário da exortação apostólica “Maximum Illud” de Bento XV, que trata sobre a atividade desenvolvida pelos missionários no mundo.

O cartaz traz ao centro a imagem de Maria de Nazaré com o menino Jesus, que deve ser o ponto de partida para os cristão. Ao fundo um quebra-cabeças que é construído com imagens típicas da Região Norte, sua cultura, fauna, flora e os povos da floresta, além de alguns espaços em branco, que representa todo o trabalho que está sendo realizado, as graças alcançadas, os dons, desafios e muito do que ainda precisa ser vivido e realizado, disse o coordenador-geral da festividade do Círio, padre Rafael Donneschi.

A programação do Círio 2019 terá o concurso para universitários e estudantes do ensino médio, a produção de um curta-metragem e revista sobre a festividade, missas, peregrinações e corrida. Seu ponto máximo acontece no dia 13 de outubro, quando haverá a tradicional missa campal, seguida de procissão pelas ruas e avenidas da cidade com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Igreja São José.

Willian Valério / Ascom Círio 2019
Facebook: @ciriodenazaremcp