Santa Edwiges: Devotos festejam a protetora dos pobres e endividados

Foto: Pe. Luiz Carllini

De 7 a 16 de outubro, os fiéis devotos de Santa Edwiges realizam o novenário em honra àquela conhecida como protetora dos pobres e endividados. Terço, novena e missas fazem parte da programação que acontece na capela dedicada à Santa, localizada na Rodovia JK, nº 2.711, em frente a Embrapa. No domingo, 7, o novenário inicia-se às 18h.

A festividade deste ano terá como objetivo destacar a importância do domingo e motivar os fiéis à participação da missa dominical em suas comunidades. “Guardar domingos e festas de guarda’ é o terceiro mandamento, importante como os outros, e penso eu, às vezes, pode ser a alma de todos os outros”, afirma padre Luiz Carlini, pároco de Jesus Bom Samaritano, na mensagem para a festa.

O pároco destaca que a “missa dominical traz a Palavra do Senhor que nos dá olhos para ver no dia a dia da semana a vida com o olhar de Jesus, e na comunhão da presença d’Ele conosco para ajudar-nos a superar nossa incapacidade de amar”.

Santa Edwiges
Nascida na Bavária (Alemanha), em 1174, casou-se aos 12 anos com o Duque da Silésia, Henrique I. Mãe de seis filhos, foi marcada pelo sofrimento da morte de cinco deles e do esposo. Passou a dedicar-se aos órfãos e as viúvas. Realizava visitas nos hospitais, cuidava dos leprosos e amparava os jovens carentes.

Após a morte do esposo, ingressou no mosteiro de Trebnitz, em 1243, onde sua filha Gertrudes era abadessa. Vivia com o mínimo de seus bens herdados, dispondo o restante para os necessitados e ao cuidado com os pobres.

Modelo de esposa e viúva, não faltava à missa dominical e incentiva os que com ela conviviam a mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados. Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. Foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo papa Clemente IV.

Abertura: 7 de outubro – 18h – terço e novena
De 8 a 11 de outubro – 19h – terço e novena
De 12 a 14 de outubro – 18h – terço e novena
Dia 15 de outubro – 19h – terço e novena
Dia da Santa: 16 de outubro – 19h – terço, novena, missa e festa social.

Jefferson Souza / Pascom
Contato: 99139-0682