Pequeno Carmelo de Macapá realiza Festividade em honra a Nossa Senhora do Carmo

Divulgação | Pequeno Carmelo de Macapá

No dia 16 de julho, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo e, para festejar a data, o Pequeno Carmelo de Santa Terezinha, em Macapá, das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença, prepara programação especial para os devotos.

Nos dias 6 e 7 de julho, às 19h, acontece a formação espiritual de preparação para os que desejam receber o escapulário no dia da Solenidade. De 13 a 15, às 19h, realiza-se o Tríduo festivo com missas, orações e cantos à Virgem do Carmo.

Na segunda-feira, 16, a missa solene será presidida pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, às 19h. Na mesma data, as freiras carmelitas recordam a bênção da pedra fundamental do Pequeno Carmelo de Macapá, em 1978.

De acordo com irmã Laura Gomes, “Nossa Senhora do Carmo é padroeira, mãe e rainha do Carmelo”. Este título, atribuído a Virgem Maria, está ligado ao Monte Carmelo, na Terra Santa, cujo significado é jardim ou pomar, “por isso, Maria é conhecida também como a Flor do Carmelo”, afirma a religiosa.

Para ela, a motivação para celebração solene da data está na essência da vocação carmelita. “O Carmelo é essencialmente mariano. Ele nasceu mariano, ele é todo de Maria, mas é cristocêntrico”, explica. “Como toda solenidade, tem a missa própria [do dia], leitura própria, hinos próprios, sequência porque ela é a titular do Carmelo”, afirma.

Escapulário

Irmã Laura | Foto: Jefferson Souza

Segundo a carmelita, a data de 16 de julho foi o dia em que a Virgem entregou em 1251 a São Simão Stock o “sinal” de proteção e providência, diante das dificuldades vividas na época.

“A ordem [dos carmelitas] corria o perigo de ser extinta. Então, Maria, numa visão espiritual, entregou a ele o escapulário”, explica Irmã Laura. “A partir deste momento, os carmelitas começaram a usar o escapulário sobre o hábito [religioso]”, conta.

De acordo com a irmã, a partir dos religiosos carmelitas passou-se a difundir uma grande devoção a Nossa Senhora do Carmo e o uso do escapulário, cuja a imposição ocorre, apenas, uma vez na vida, com uma bênção solene sobre o fiel, realizada por um sacerdote autorizado ou um carmelita.

“Na fórmula [da imposição], quem é abençoado é a pessoa. Quando o escapulário se desgasta ou vai se destruindo você só faz trocar”, ressalta a religiosa.

“A bênção é sobre a tua vida. Uma vez que você recebe o escapulário, ele te insere na família do Camelo, você passa a comungar das graças, da espiritualidade dos santos”, afirma.

“Como [o escapulário] é um hábito, você é revestido dessa proteção de Maria, mas quando você o recebe tem que revestir também das virtudes de Maria”, ressalta, explicando o verdadeiro significado do uso do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Pequeno Carmelo de Macapá | Foto: Arquivo – Facebook Carmelo de Macapá

Pequeno Carmelo

Inaugurado em 1979, o Pequeno Carmelo de Santa Terezinha do Menino Jesus em Macapá foi o primeiro Carmelo da América Latina da Congregação das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença. A Congregação foi fundada em 15 de julho de 1874, na Itália, sendo um instituto de vida ativa e contemplativa dedicado à oração, penitência e caridade.

Na diocese de Macapá, atualmente, a comunidade religiosa é formada por quatro freias: Irmã Annamanuela, Irmã Edna, Irmã Micaela e Irmã Laura. Além do Amapá, a Congregação está presente em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte e Brumadinho.

As carmelitas também se dedicam ao trabalho social, no cuidado aos doentes, no apoio às comunidades carentes, na formação de jovens, assim como assistem as famílias com a catequese.

O Pequeno Carmelo é aberto ao público de segunda a sexta, de 9h às 11h45 e das 14h30 as 17h30 com Adoração Eucarística e Canto das Vésperas. Às quintas-feiras e aos sábados, às 18h, com Celebrações Eucarísticas e aos domingos, às 17h, com Adoração Eucarística e, às 18h, o canto das Vésperas.

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Data: 16 de julho de 2018

Horário: 19h

Local: Pequeno Carmelo de Macapá – Av. Mãe Luzia, 1335 – Jesus de Nazaré, Macapá – AP, 68908-160