RCC realiza acampamento de formação para liderança jovem do movimento – Portal de Notícias da Diocese de Macapá
Home » Notícias da Diocese » RCC realiza acampamento de formação para liderança jovem do movimento

RCC realiza acampamento de formação para liderança jovem do movimento

Foto: Divulgação/MJ-RCC

Com o tema “Ele vos batizará no Espírito e em fogo!” (Mt 3, 11), a Renovação Carismática Católica (RCC) do Amapá, através do Ministério Jovem (MJ), realiza a segunda edição do “Sentinela Acamp”. O evento acontece de 20 a 22 de abril, no distrito da Fazendinha, Macapá, e reunirá cerca de 90 jovens que lideram o Ministério Jovem nos grupos de oração da capital Macapá, de Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Itaubal e Serra do Navio.

O acampamento favorece a troca de experiência entre os coordenadores e a juventude engajada na RCC. De acordo com a coordenadora do MJ, Beatriz Costa, o objetivo “é proporcionar à juventude carismática um momento de retiro para aprofundamento da espiritualidade, para formação humana e levar estes jovens a ter uma vivência fraterna com [outros] jovens do movimento”.

Ela explica, ainda, que uma das características principais do acampamento são as dinâmicas que tratam de temas como família, autoconhecimento, além de partilhas e testemunhos de outros jovens focado na realidade juvenil, além de pregações que abordarão o tema central.

“Na edição passada (2018), pude perceber que muitos jovens que vivenciaram o acampamento, hoje, eles estão mais envolvidos com o movimento, com o Ministério Jovem, assumiram liderança, assumiram seu papel como protagonista no meio da sociedade, na Igreja”, ressaltou a coordenadora.

Temática

A coordenadora explica que o tema do acampamento corresponde a direcionamentos propostos para os jovens da RCC, a partir da coordenação nacional do MJ. “Apóstolos e guardiões da identidade” é o direcionamento que norteia as atividades do serviço de evangelização.

Ministério Jovem

É a equipe responsável pelo trabalho de evangelização da juventude dentro do que é próprio deste estado de vida. Na sua visão evangelizadora, a formação integral é a base para que o jovem se torne protagonista em todas as dimensões que envolvem sua vida: relação consigo mesmo, com o próximo, com Deus, com a sociedade e com a ação.

Organiza-se nas paróquias, com os grupos de oração, de onde partem às ações evangelizadora e missionárias, a partir dos elementos fundamentais do movimento: batismo no Espírito Santo, o uso dos carismas, o louvor, a centralidade da Palavra, a vivência comunitária no grupo de oração, dentre outros.

Na Diocese de Macapá está presente nos grupos de oração nas paróquias de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Itaubal, Serra do Navio e Porto Grande. Promove retiros, encontros de formação e espiritualidade, além de acompanhar o protagonismo dos jovens na RCC.

Serviço:

Sentinela Acamp
Data: 20 a 22 de abril
Local: Sítio do Luiz – Distrito da Fazendinha – Macapá/AP
Coordenação: Beatriz Costa – (91) 99291-2737

Diocese de Macapá
Jefferson Souza / Pascom
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa

Um Comentario

1. Glória a Deus, o trabalho da juventude da ânimo a Igreja, prossigamos!