“Um novo modo de ser Igreja” , é uma forte expressão usada nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Elas surgiram no Brasil como um meio de evangelização que respondesse aos desafios de uma prática libertária no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Na Diocese de Macapá as CEBs têm a missão de acolher as pessoas e as famílias das proximidades da CEB, a fim de promover uma experiência de intimidade de vida com participantes da comunidade. Coordenação: Maria Pantoja

ENCONTRÃO DAS CEBs

Nome do evento: 38º Encontrão das CEBs.

Organização: Equipe diocesana de serviço as CEBs e Pastoral da Juventude.

Tema: “CEBs-Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”.

Lema: “Eis que estou fazendo uma coisa nova, ela já está brotando”.

Objetivo: “Clarear o que é vida de CEBs, Igreja da Casa e do compromisso com a vida segundo o projeto de Jesus Cristo, na sinodalidade”.

Dias: 25 e 26 de novembro de 2023.

Horário: 08 às 18 horas.

Local: Quadra do Centro Diocesano de Pastorais.

Público alvo: Animadores/as de CEBs e participantes das CEBs, pastorais, movimentos, etc

Assessor convidado: Teólogo e Biblista Sandro Gallazzi, que possui graduação em Teologia pelo Pontifício Instituto das Missões (1972) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Sagrada Escritura. Na nossa Diocese de Macapá trabalhou por 40 anos com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e atualmente assessora o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).

Assessoria de comunicação: André Santos (96991702047).

Vídeo convite do bispo diocesano dom Pedro José Conti para o Encontrão das CEBs

Comunidade Eclesial de Base