“Reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs” pede o Papa em sua intenção de oração de janeiro

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom) | Com informações da Rede Mundial de Oração

Papa convida para rezar pela “riqueza das diferentes tradições rituais” na Igreja

Todos os meses o Papa Francisco apresenta sua intenção pessoal de oração convidando os católicos a se unirem a ele num mesmo propósito. A divulgação e animação de oração destas intenções a cada ano é realizada pela Rede Mundial de Oração do Papa, o antigo Apostolado da Oração, presente em muitas comunidades no mundo inteiro.

Para o ano de 2024 as intenções foram divulgadas no dia 28 de dezembro de 2024. Para o mês de Janeiro o Papa Francisco convida para “rezarmos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica”.

Para além da Rede Mundial de Oração do Papa/Apostolado da Oração, a intenção do mês pode-se ser rezada na recitação do Rosário, na adoração eucarística, na obtenção de indulgências e outros momentos de oração pessoal ou comunitária.

Confira a seguir as intenções de 2024.

JANEIRO – PELO DOM DA DIVERSIDADE NA IGREJA

Rezemos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica.

FEVEREIRO – PELOS DOENTES TERMINAIS

Rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.

MARÇO – PELOS NOVOS MÁRTIRES

Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.

ABRIL – PELO PAPEL DAS MULHERES

Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

MAIO – PELA FORMAÇÃO DE RELIGIOSAS, RELIGIOSOS E SEMINARISTAS

Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.

JUNHO – PELOS QUE FOGEM DO PRÓPRIO PAÍS

Rezemos para que os migrantes que fogem da guerra ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos Países que os recebem.

JULHO – PELA PASTORAL DOS ENFERMOS

Rezemos para que o sacramento da unção dos doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.

AGOSTO – PELOS LÍDERES POLÍTICOS

Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.

SETEMBRO – PELO GRITO DA TERRA

Rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e da crise climática, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos.

OUTUBRO – POR UMA MISSÃO COMUM

Rezemos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.

NOVEMBRO – POR QUEM PERDEU UM FILHO

Rezemos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz de coração.

DEZEMBRO – PELOS PEREGRINOS DA ESPERANÇA

Rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br