Conselho de Leigos elege nova coordenação

Eleição aconteceu durante encontro de formação neste 1º de maio
MACAPÁ (AP) Por Pascom

Aconteceu nesta segunda-feira, 1º de maio, a eleição da nova coordenação do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese de Macapá. Foi eleito Rogério Sousa Lima como coordenador, Letícia Santa Brígida como vice-coordenadora, Denner Willian do Socorro de Macedo Ribeiro como 1º secretário, Edinaldo Cabral e Silva como 2º secretário e Maria dos Santos Pantoja como tesoureira.

A eleição foi realizada Centro Diocesano de Pastorais durante o encontro promovido pelo Conselho de Leigos para o repasse da participação da fase continental sobre a Sinodalidade. Estavam presentes representantes da Comunidade Católica Shalom, da Equipe de Serviço às Cebs, das Pastorais Carcerária, Liturgia, do Menor e da Pessoa Idosa, da Escola de Fé e Política Pe. Luís Carlini, das Comunidades N.S de Guadalupe (Paróquia São Pedro) e Santa Inês (Paróquia N.S. da Conceição). Além destes representantes, o representante das Pastorais Sociais no Conselho Pastoral Diocesano, diácono Davi Serrão, e do bispo diocesano dom Pedro José Conti.

Na ocasião, dom Pedro explicou a importância da eleição para que a composição seja mais representativa. Destacou ainda a importância de os leigos e leigas assumirem o papel de protagonistas na Comissão de Justiça e Paz, de Direitos Humanos, nas questões de Mineração e Pastoral da Ecologia, por exemplo.

Coordenação

Rogério Souza Lima, 29 anos, é bacharel em direito e servidor público estadual. Já atuou no movimento estudantil como presidente de Grêmio e também da União dos Estudantes dos Cursos Secundaristas do Amapá (UECSA). Na Igreja, participou da Pastoral da Juventude por 10 anos, tendo servido na coordenação diocesana e regional. É assessor nas escolas de Fé e Política Pe Luís Carlini e de Teologia Pastoral da diocese, catequista de crisma e animador de comunidade na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquia São Pedro.

Para o coordenador eleito, “o principal desafio para o conselho do laicato e do laicato no geral é organizar uma rede ampla e participativa que faça com que nós, homens e mulheres batizados e batizadas possamos participar ativamente não só pastoralmente, mas também da gestão da igreja”. Segundo ele, “O magistério do Papa Francisco nos provoca a construirmos uma igreja sinodal com cada vez mais participação dos leigos em todas as áreas da Igreja”.

Rogerio Lima também destacou que as principais contribuições que o Conselho pode dar hoje à Igreja é a “criação dessa rede de comunicações e trocas de ideias, a promoção de mais formações, além do fortalecimento das já existentes, como a escola de fé e política Pe Luís Carlini e do curso de introdução à geologia e à pastoral”, pois “podem ser instrumentos de capacitação e conscientização do laicato no seu papel de protagonista na igreja e na sociedade”.

De acordo com o novo coordenador, “ainda esse ano o CDL pretende realizar visitas e formações sobre o projeto encantar a política, uma iniciativa da Cnbb e diversos organismos, em todas as paróquias da diocese, bem como promover um grande encontro diocesano do laicato, além do grito dos excluídos e excluídas 2023”.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br