Morre na Itália padre Amadeus do Pime

Sacerdote foi missionário por 18 anos no Amapá

| Macapá (AP) | Por Pascom

Faleceu neste domingo (25), na província de Lecco, Itália, o padre Amadio Bortolotto (padre Amadeus) missionário do Pontifício Instituto de Missões Exteriores (Pime). O sacerdote de 87 anos foi missionário na Diocese de Macapá de 1990 a 2007, período em que foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Sant’Ana, no município de Santana (AP).

De acordo com a nota oficial do Pime, recentemente padre Amadeus havia sido diagnosticado com um câncer no sangue. Ainda segundo a nota, o funeral acontece na cidade de Rancio Valcuvia, na terça-feira (27), às 9h30, horário local. O instituto informou, ainda, que devido à emergência sanitária, por conta da pandemia da Covi-19, não será possível acompanhar o funeral.

Informe do funeral | Foto: Divulgação PIME

Padre Amadeus estava há três dias internado com infecção generalizada, segundo informou o bispo de Parintins (AM), dom Giuliano Frigeni à imprensa local. Após os trabalhos de missão no Amapá, o padre foi designado para a Diocese de Parintins, no Amazonas, onde permaneceu até 2018.

Em Santana, o pároco de Nossa Senhora de Fátima, padre Inácio Lastrico , através de mensagem por aplicativo, comunicou aos paroquianos o falecimento do sacerdote. “Temos um amigo lá no céu e vamos agradecer, em nossas orações, por todo o afeto que ele deu para Cristo, para Igreja e para cada um de nós”, disse o pároco no breve comunicado por áudio.