O Círio de Nazaré 2021 da Diocese de Macapá terá como tema “Jesus, Maria e José, Família de Nazaré, exemplo de oração, trabalho e fé”. O lema escolhido foi “Seu pai e sua mãe ficavam admirados com o que se dizia a seu respeito” do Evangelho Lucas 2, 33.

Cartaz do Círio 2021 | Arte: Roberto Almeida

Este ano, o tema e o lema partem das motivações vividas pela Igreja e propostas para o aprofundamento da fé do Povo de Deus para o ano 2021. São elas o Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco para o período de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, e o Ano Amoris Laetitia (Alegria do Amor) por ocasião da comemoração dos cinco anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre a Família.

O tema e o lema fundamentam e orientam as atividades de aspecto religiosas como as missas, os encontros e peregrinações nas famílias e em instituições públicas através de reflexões mantendo o caráter evangelizador da festa mariana.

Pelo segundo ano consecutivo o Círio de Nazaré de Macapá será realizada no contexto da pandemia de covid-19. A complexa realidade obriga a realizar os momentos com adaptações necessárias com a participação dos fiéis mantendo os protocolos sanitários vigentes. Por conta da pandemia não haverá a tradicional procissão do segundo domingo de outubro (10/10), contudo, como em 2020, os fiéis poderão participar das missas na Catedral e na Igreja Matriz de cada Paróquia de Macapá.

Mantendo a fé, a devoção e a tradição, o Círio de Nazaré 2021 novamente desperta a certeza de dias melhores para o povo de Deus e a humanidade inteira. Para isso, a programação oficial inicia já no dia 4 de setembro com a primeira das celebrações preparatórias, a Missa de Envio das Imagens e das Equipes que integram as Comissões e Instituições. As peregrinações pelas instituições acontecem de 6 de setembro a 6 de outubro.

Apresentação do Cartaz