Encontro reuniu vocacionados para formação, espiritualidade, pastoral e intercâmbio cultural
MACAPÁ (AP) – Por Edgar Paula | Seminarista Diocesano
Seminaristas da Diocese de Macapá participaram entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro de 2025 do 37º ESDREN — Encontro dos Seminaristas Diocesanos da Regional Norte 2, realizado no município de Cametá (PA). Promovido pelo Conselho dos Seminaristas Diocesanos (CSD), o encontro teve como eixo formativo o tema “Peregrinos porque chamados” e reuniu vocacionados para momentos de formação, espiritualidade, serviço pastoral e intercâmbio cultural.
A delegação da Diocese foi composta por quatro seminaristas: Edgar Paula, Késio Martins e Nilson Tenório (fase de Filosofia — Discipulado) e Lucas Borges (fase do Propedêutico). A presença representou não apenas participação em atividades formativas, mas também a reintegração oficial do Seminário São José ao CSD, gesto valorizado por coordenadores e formadores como passo estratégico para a articulação regional da animação vocacional.
O seminarista Nilson Tenório destacou a importância da temática do evento. Para ele, “ser peregrino é reconhecer que a vocação é uma estrada pela qual Deus caminha conosco, revelando-se nos rostos, nas histórias e nas culturas que encontramos”. Nilson também frisou que o “chamado não é apenas para chegar, mas para aprender a caminhar: escutando, servindo e guardando na memória aquilo que Deus já fez e continua fazendo em nós”.
Recepção, cultura e solidariedade
Na chegada, os seminaristas foram acolhidos com danças típicas e apresentações culturais, que expressaram a identidade viva do povo cametaense. Em contato com lideranças culturais e comunitárias, puderam conhecer aspectos da história local, além de experimentar a culinária regional, marcada por sabores tradicionais compartilhados em espírito de fraternidade.
A calorosa recepção contou também com a presença do bispo diocesano de Cametá, Dom Ivanildo Oliveira Almeida, que acolheu os jovens vocacionados com palavras de incentivo e proximidade pastoral, reafirmando o compromisso da Igreja local com a formação de novos presbíteros.
Dia de Finados: memória e espiritualidade
A coincidência com o Dia de Finados deu ao encontro uma dimensão espiritual singular. Os seminaristas participaram de um momento de oração no cemitério da cidade, recordando seus familiares, amigos e irmãos na fé já falecidos. A experiência favoreceu uma profunda reflexão sobre vocação, eternidade e sentido da entrega pastoral.
Formação, pastoral e vivência comunitária
A programação reuniu atividades formativas, oficinas pastorais, celebrações litúrgicas e momentos esportivos e recreativos. As missões nas comunidades e os momentos de diálogo entre dioceses permitiram aos seminaristas partilhar suas realidades vocacionais e pastorais, fortalecendo o espírito de corpo e caminhada conjunta da Igreja na Amazônia.
Eleição e representatividade regional
Ao final do encontro, ocorreu a eleição para as frentes de serviço do Conselho dos Seminaristas Diocesanos (CSD). Os representantes de Macapá foram eleitos para funções junto ao conselho regional. Edgar Paula para a Comissão Organizadora do próximo ESDREN e Comissão de Comunicação, Késio Martins para a comissão de Liturgia – Música e para a comissão de Comunicação. Lucas Borges para a comissão de Missão e de Esporte e Cultura.
As nomeações reforçam o compromisso da Diocese de Macapá de contribuir ativamente para a vida e a animação vocacional da Regional Norte 2.
:: Acompanhe as notícias da Diocese de Macapá no ==> Instagram e Facebook.
:: Siga o canal da PASCOM da Diocese de Macapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!



