APRESENTAÇÃO
Estimados presbíteros, diáconos, religiosos, consagrados e leigos em geral,
Saudações!
Com sentimentos de alegria e esperança lhes apresento a Agenda Pastoral da Diocese de Macapá ano 2026. Por que precisamos desta agenda pastoral? Antes de tudo, por causa do reconhecimento da seriedade e da nobreza da missão de evangelizar que nos foi confiada por Jesus Cristo. Somos continuadores dos mesmos ideais e da missão da primeira comunidade cristã.
Devemos continuar com os mesmos ideais, virtudes e paixão zelando pela missão de evangelizar com inteligência e ousadia. A missão de evangelizar, razão de ser da Igreja, deve ser levada a sério, pensada, programada e articulada. Se faltar isso, cairemos na negligência e na improvisação, que são atitudes que atentam contra a nossa fé em Jesus Cristo.
O Mestre continua conosco, por isso disse: “Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20); e o Espírito Santo nos fortalece, educa, anima (cf. Jo 16,12-15). Não estamos sozinhos! Por isso mantenhamo-nos alegres e confiemos ao Espírito Santo a fecundidade daquilo que desejamos realizar. As múltiplas atividades presentes nesta agenda, contemplam a diversidade das dimensões da vida pastoral da Igreja, a multiplicidade de sujeitos envolvidos, a variedade de contextos socioculturais (urbano, ribeirinho, rural, indígena, quilombola), vocações, carismas e serviços.
Não esqueçamos as prioridades pastorais da XXIV Assembleia Diocesana do ano 2023. Elas continuam valendo, a saber: a promoção da COMUNHÃO, da MISSIONARIEDADE, da PARTICIPAÇÃO e da FORMAÇÃO. Peço a todos, ainda, uma especial atenção para com os mais pobres, sofredores, crianças, adolescentes e jovens que, muitas vezes, vivem em situações de total vulnerabilidade.
Recordo que a promoção da Pastoral Vocacional é compromisso prioritário de todas as comunidades e pastorais em nossa Diocese. Peçamos à Nossa Senhora de Nazaré e a São José, que sempre intercedam por todas as nossas necessidades pastorais e, em particular por todos os nossos líderes pastorais para que permaneçam atentos às necessidades da Igreja e tenham ânimo para “avançar para águas mais profundas” (Lc 5,4) na evangelização! Bom trabalho!
Cordialmente,
Dom Antônio de Assis Ribeiro – SDB
Bispo da Diocese de Macapá – Amapá
Macapá, 01 de janeiro de 2026
Dia mundial da Paz
Clique aqui para baixá-la
AGENDA DIOCESANA ANO 2026 Geral Revisada*Os eventos descritos nesta agenda podem sofrer alterações sem aviso prévio dependendo das circunstâncias para sua realização.



