MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza, com colaboração de Manuela dos Santos | Pascom
Formação reuniu representantes de todas as paróquias da Diocese
A Diocese de Macapá, por meio da Cúria Diocesana, realizou de 12 a 14 de agosto de 2025, o Encontro de Secretários (as) Paroquiais. O evento reuniu participantes de todas as paróquias no Centro Diocesano de Pastorais, em Macapá, e teve como objetivo a formação dos responsáveis pelas secretarias com atualização de orientações e procedimentos.
Durante a primeira tarde do encontro, na terça-feira (12/8), os participantes receberam capacitação sobre o uso do sistema eclesial utilizado para registro de sacramentos na Diocese. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema e esclarecer procedimentos para uso adequado nas comunidades paroquiais.
Na manhã de quarta-feira (13/8), o bispo diocesano de Macapá Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, foi um dos palestrantes do encontro e tratou do tema “A missão e o perfil da(o) Secretária(o) Paroquial”.
O bispo destacou a necessidade de “estimular a sinodalidade administrativa”, promovendo “a comunhão nas práticas das secretarias, favorecer a experiência de partilha de dificuldades e conquistas” entre os participantes, bem como o “encaminhamento de processos e a apresentação de diretrizes administrativas, metas, advertências”.
Já na manhã de quinta-feira (14/8), Dom Antônio falou sobre o tema “A dimensão pastoral do serviço de Secretaria” onde destacou a relação administrativa e pastoral destes colaboradores da Igreja, com ênfase no conhecimento da realidade das comunidades, das pastorais e das necessidades dos fiéis.
O encontro contou também com a assessoria dos responsáveis pela administração da Cúria, como o Diácono Francilúcio Belúcio, Pe. Vagner, das secretárias Jacilene Victor e Pietra Brazão, bem como do setor financeiro, Elton Favacho e Ruth Cardoso, com enfoque no alinhamento de procedimentos internos. Ivanilde Mendonça, membra do Conselho Econômico da Diocese, também contribuiu com reflexões práticas para a atuação administrativas das secretarias paroquiais.
Rosa Maria Dias é secretária na Paróquia Santa Bárbara com sede em Serra do Navio e descreveu que participar da formação foi para ela muito importante.
“Eu vou poder levar para a paróquia conhecimentos, vou poder levar coisas novas, aprendizados novos”, disse ela. Destacou ainda que com as orientações será possível “organizar melhor as comunidades e a própria secretaria paroquial”.
Já para a secretária da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macapá, o encontro permitiu esclareceu dúvidas. “Com a orientação que recebemos teremos mais eficácia no nosso atendimento. Ela destacou as orientações para melhor acolher os paroquianos e realizar um melhor atendimento às necessidades das comunidades.
Além de proporcionar a formação permanente dos colaboradores das secretarias paroquiais o encontro permitiu momentos de integração, compartilhamento de realidades, momentos de oração em comum e de confraternização entre os participantes.
A conclusão do Encontro de Secretários (as) Paroquiais na tarde de quinta-feira (14/8) aconteceu na Capela do Centro Diocesano de Pastorais com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.