MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza | Pascom
Neste período os católicos são motivados a intensificar a caridade, a penitência e a oração
A Igreja Católica inicia a partir de quarta-feira (5/3) mais uma Quaresma, o tempo de preparação para a Pascoa. Seguindo o calendário litúrgico, a partir da Quarta-feira de Cinzas, os católicos são convidados a se dedicar na disciplina e em ações espirituais e materiais intensificando sua prática da caridade, da penitência e da oração.
Na Diocese de Macapá, as comunidades paroquiais realizarão as celebrações de acordo com o calendário próprio dos dias da semana, em seus horários de costume permitindo aos fiéis que participem do rito de imposição das cinzas neste dia.
Na Catedral São José, a Missa com a Imposição das Cinzas e início da Quaresma acontece às 19h e será presidida pelo bispo diocesano dom Antônio de Assis Ribeiro, S.D.B. Ainda na Paróquia São José, na região central da capital, haverá celebração eucarística às 12h na Catedral Histórica e às 16h na Igreja Santo Antônio.
Durante o tempo da Quaresma os fiéis são motivados pelas diversas iniciativas vivenciar o período como um grande retiro espiritual à exemplo de Jesus Cristo que durante 40 dias ficou no deserto e esteve em oração e em penitência como forma de preparação espiritual. As celebrações ganham um tom mais reflexivo com a valorização do silêncio, entoação de cânticos mais suave e a constante pregação em apelo à conversão e mudança de vida.
Neste período, muitos dedicam-se em suas comunidades para retiros espirituais, pessoais ou comunitários, bem como, a intensificação das chamadas obras de misericórdia corporais e espirituais.

Campanha da Fraternidade
No Brasil, durante o período da Quaresma também é realizada a Campanha da Fraternidade, uma iniciativa que objetiva mobilizar os cristãos à ações concretas de caridade e conversão. Em 2025, o tema escolhido para a CF 2025 é: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A Campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra. A CF é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária.
Na Diocese de Macapá, uma comissão foi organizada para a promoção da CF 2025 pela qual uma série de iniciativas de formação e capacitação estão sendo realizadas para a promoção da CF nas comunidades, escolas e organizações.
A Comissão de Animação responsável pela formação da CF na Diocese vai realizar na tarde de quarta-feira, às 16h, um live para abertura da Campanha da Fraternidade 2025. A transmissão poderá ser acompanhada no canal no YouTube e no Facebook da Diocese de Macapá.
Além das diversas iniciativas que são orientadas pelo texto-base, uma ação concreta é a Coleta da Solidariedade, um instrumento para a arrecadação do Fundo Nacional de Solidariedade para o financiamento de projetos sociais nas diversas regiões do Brasil na promoção da dignidade humana e social. A coleta acontece em todo Domingo de Ramos, este ano marcada para 13 de Abril de 2025.