Macapá recebe peregrinação com relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Missa de acolhida será presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Conti no Pequeno Carmelo de Macapá

Chega a Macapá na próxima segunda-feira (1/4) a peregrinação com as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, padroeira das missões. A peregrinação na capital amapaense acontece de 1 a 4 de abril com momentos celebrativos entre missas, vigílias, passeio ciclístico e exposição do relicário.

Urna com as relíquias de Santa Teresinha | Foto: Catedral de Santa Teresa - Caxias do Sul

Confira a programação completa abaixo, que inclui a missa de acolhida das relíquias presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Conti, às 18h, no Pequeno Carmelo de Macapá, no bairro Jesus de Nazaré.

A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha começou em 1997, ano do centenário da morte da santa e já percorreu cerca de 70 países. A urna (relicário) que armazena um pedaço de fêmur e do pé da santa francesa percorre o Brasil desde o dia 1 de fevereiro passando por várias casas religiosas carmelitas, comunidades, paróquias e dioceses onde os devotos puderam venerar, orar e realizar seus pedidos diantes do relicário.

Considerada uma das santas mais populares no meio católico, Santa Teresinha além de padroeira de várias comunidades, é padroeira do Pequeno Carmelo da capital amapaense e também de uma paróquia da Diocese de Macapá.

Santa Teresinha nasceu em Alençõn, na França em 1873, e morreu em Lisieux aos 24 anos no ano de 1897. Seus ensinamentos conhecidos como “Pequena Via” nutre a espiritualidade do Carmelo e de muitos devotos nos dias de hoje na Igreja Católica, especialmente os jovens.

Em 1925 foi canonizada pelo papa Pio XI e em 1997 declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II. Sem nunca ter saído do convento desde que entrou aos 15 anos, tornou-se a padroeira das missões e dos missionários católicos.

Em outubro de 2023, por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santa Teresinha o Papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica “C’est la Confiance” (Só a confiança) sobre a a confiança no amor misericordioso de Deus. A popularidade da santa de Lisieux levou a UNESCO a honrar sua memória incluindo Teresinha na lista de 2022-2023 como personalidade da história com reconhecido legado e influência para os campos da paz, da educação e da ciência.

Relíquias
As relíquias na tradição católica fazem parte da religiosidade popular. Costumam ser objetos de devoção e veneração por reconhecimento da história de vida e de serviço a Deus de santos ou de objetos que estes utilizaram.
As relíquias podem ser de primeira classe, quando constituem partes do corpo dos santos ou santas como ossos, carne, cabelo ou outra parte de seus corpos. Pode ser de segunda classe, quando constituem um objeto que outrora foi utilizado ou que teve um contato direto com o santo venerado como roupas, utensílios, etc.

No caso das relíquias de Santa Teresinha que chegam em Macapá para veneração dos devotos, estão entre as de primeira classe por serem parte constituintes de seu corpo.

VISITA E PEREGRINAÇÃO DAS RELÍQUIAS DE S. TERESINHA

Bênção das rosas e dos ciclistas: ao término do Pedal – Pe. Rosielson
22h: Término da visitação

DIA 04 DE ABRIL – QUINTA FEIRA