Semana Santa inicia neste domingo, 24, com celebração de Ramos e Paixão do Senhor

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Dias antecedem as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus

A partir de domingo (24/3) os católicos iniciam a Semana Santa com as principais celebrações que recordam a vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. Ela é considerada a semana mais importante do calendário litúrgico católico. Os eventos realizados nestes dias antecedem o dia de Páscoa, quando se celebra a Ressurreição de Cristo.

Na Diocese de Macapá, a Semana Santa é promovida pelas comunidades com programação para os fiéis em todas as paróquias com missas, encontros, vigílias e procissões recordando os passos de Jesus até sua morte na cruz e ressurreição.

No centro da capital, a Paróquia São José concentra sua programação com as tradicionais cerimônias litúrgicas presididas pelo bispo diocesano dom Pedro José Conti e pelo pároco pe. Rafael Donneschi na Catedral.

No domingo (24/3) a abertura da Semana Santa acontece com a Celebração e Procissão de Ramos. A concentração acontece às 7h na Igreja Santo Antônio saindo pelas ruas do centro até a Catedral São José. Outras duas missas serão celebradas para que os fiéis possam participar no horário das 10h e às 19h, sem procissão.

A partir de quinta-feira (28/3) a celebração da Ceia do Senhor com Rito do Lava-pés, às 19h, inicia o Tríduo Pascal. Na sexta-feira (29/3), às 8h, acontece Via Sacra pelas ruas da cidade, às 15h o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz e às 16h a celebração da Paixão do Senhor.

No sábado (30/3) a Vigília Pascal celebra a Ressurreição de Jesus com os ritos de batismo de jovens e adultos, bênção do Círio Pascal e Liturgia Eucarística. No dia de Páscoa, domingo (31/3), as celebrações acontecem nos horários de costume da Catedral às 7h30, às 10h e às 19h.

Programação das Paróquias (em atualização)

:: Vicariato 1 – N. Srª de Nazaré, São Paulo VI, N.Srª do Rosário e Santa Cruz;

:: Vicariato 2 – São Benedito, Jesus de Nazaré, N. Srª de Fátima e São João B. Piamarta;

:: Vicariato 3 – Sagrado Coração de Jesus, Cristo Bom Pastor e Jesus Bom Samaritano;

:: Vicariato 4 – N.Srª do Perpétuo Socorro – Macapá, N. Srª da Conceição, São Pedro – Macapá e São José (abaixo);

:: Vicariato 5 (Fazendinha e Santana) – Stª Teresinha, N. Srª Perpétuo Socorro, N.Srª de Fátima e Sant’Ana e São Pio e Beato Luiz de Monza;

:: Vicariato 6 –  N.Srª da Assunção (Mazagão), N.Srª Aparecida do Brasil (Porto Grande e Ferreira Gomes), Stª Bárbara (Serra do Navio e Pedra Branca), São João Paulo II (Tartarugalzinho e Pracuúba), Divino Espírito Santo (Amapá e Calçoene), N. Srª das Graças (Oiapoque) e São Joaquim do Pacuí (Cutias e Itaubal).

Confira a programação completa da Semana Santa – Catedral São José

Domingo de Ramos 24 de março

7h – Bênção dos Ramos e Missa – Igreja Santo Antônio (Procissão até a Catedral)

10h e 10h – Missa – Catedral