“Todos somos chamados a comunicar e ensinar a fé!” afirma dom Pedro em Missa dos Santos Óleos

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom) | Fotos: Willian Valério (Pascom)

Missa marcou o encerramento do retiro canônico dos presbíteros de Macapá deste ano

O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, presidiu na noite de quinta-feira (7/3) a missa solene na Catedral São José para a bênção dos óleos dos Sacramentos do Batismo e Unção dos Enfermos e para a consagração do óleo do Sacramento da Crisma. A missa foi concelebrada pelo bispo coadjutor de Bragança do Pará (PA), dom Raimundo Possidônio, com a presença do clero diocesano.

Em sua homilia, dom Pedro destacou que “todos somos chamados a comunicar, ensinar a fé!”. Segundo ele, “todos, de alguma forma, com a nossa vida comunicamos, transmitimos aquilo que para nós é importante”.

Para o bispo, ” em primeiro lugar devemos ensinar aquilo que acreditamos” pois, “seriamos hipócritas, como Jesus disse daqueles que falavam bonito, mas depois não viviam”. Dom Pedro exortou os presentes a compreenderem que os ensinamentos da fé estão ligados ao que se prática como testemunho. “O primeiro ensinamento é a nossa própria vida, o jeito que nós agimos, o jeito que nós praticamos a nossa fé”, disse.

Um segundo ponto foi ressaltado pelo bispo é a “hierarquia de verdades”, citando o Diretório da Catequese. De acordo com o bispo, isso “significa que nem todas as verdades de nossa fé tem o mesmo valor, algumas ajudam mais a entender o Evangelho” e destacou a centralidade da pessoa de Jesus na fé.

Confira um trecho da homilia.

A celebração também marcou o encerramento do retiro canônico do clero presbiteral de Macapá. Padres diocesanos e missionários presentes na igreja local estiveram reunidos desde o dia 5 de março e participaram da missa para renovação das promessas sacerdotais.

Pelo ato os sacerdotes manifestam intenção de estarem em comunhão e obediência ao bispo, bem como de estarem unidos e conformados a Jesus Cristo renunciando a si mesmo e confirmando o compromisso do sagrado ministério presbiteral, de distribuir os mistérios de Deus pela missão de ensinar, pela Sagrada Eucaristia e celebrações litúrgicas.

Após a renovação, cada padre presente foi saudado pelo bispo dom Pedro com um abraço.

Confira mais fotos na galeria de imagens da Pascom no Facebook

Bênção

Com a conclusão da renovação, o bispo diocesano abençoou os óleos dos catecúmenos e dos enfermos para ministração dos Sacramentos nas comunidades paroquiais. Da mesma forma, e seguindo a prescrição do cerimonial dos bispos, dom Pedro consagrou o óleo crismal a ser utilizando nas celebrações da crisma durante o ano. Os óleos foram apresentados pelos diáconos recém ordenados.

A bênção do óleo dos enfermos e do óleo dos catecúmenos, bem como a consagração do crisma são efetuadas normalmente pelo bispo na Quinta-Feira da Semana Santa, na Missa própria que se deve celebrar de manhã. Em Macapá, devido a impossibilidade de participação de todo clero neste dia, em especial os padres do interior, a celebração é antecipada e realizada na conclusão do retiro canônico.

É costume também em Macapá que a solene celebração acontece nos preparativos da Festividade do santo padroeiro, São José.

Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Enfermos: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.

Óleo dos Catecúmenos: Os catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br