BELÉM (PA) – Por Vívian Marler (CNBB Norte 2)
O bispo de Macapá, dom Pedro José Conti, participa do encontro
Iniciou hoje (27), a Assembleia Ordinária Semestral do Conselho Episcopal do Regional Norte 2 – CONSER 2024. O encontro que acontece no Seminário São Pio X, em Santarém, reúne quinze dos vinte e dois bispos que compõem o Regional Norte 2, e conta também com a participação da secretária executiva do regional a Sra Cristiane Araújo, que ao longo das reuniões reservadas irão partilhar os estudos e reflexões sobre temas relativos à vida da Igreja no Regional.
As Assembleias Ordinárias acontecem duas vezes ao ano na sede do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB N2, em Belém, mas conforme programação da diretoria do regional, ela a partir de Santarém, será itinerante pelas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias fazendo com que os bispos possam buscar uma proximidade e um contato maior com a realidade de cada uma.
Dentre a programação dos três dias (de 27 a 29) serão trabalhadas pautas com assuntos pastorais e administrativos, assim como a partilha do dia a dia dos trabalhos realizados nas Arquidioceses, Dioceses e Prelazias.
Para Dom Irineu Roman, presidente da CNBB Regional Norte 2, esta itinerância é importante para “termos um conhecimento, também, das diversas realidades arquidiocesanas, diocesanas e das prelazias. Essa reunião que acontece em Santarém, também será um momento para os bispos terem um conhecimento da realidade do Baixo Amazonas, dessa região muito bonita, de um povo maravilhoso”, explicou Dom Irineu, que é o Arcebispo Metropolitano de Santarém.
Sobre esta experiência de partilha entre os bispos, Dom Irineu destacou: “Com certeza com isso a Igreja cresce, ela aprende. Porque as partilhas nós faremos e, também, os planejamentos, os apontamentos, nos darão um direcionamento para a evangelização, para as atividades pastorais e visando sempre o cuidado com este povo da Amazônia”.
Segundo o Secretário Regional do Norte 2, Dom Antônio Assis, as reuniões acontecem sempre em clima de muita confiança “As assembleias dos bispos são sempre em clima de confiança, serenidade, abertura, sinceridade fraterna, franqueza, por isso os processos de discernimento das questões em pauta são sempre aprofundados em muitas dimensões, como por exemplo o trabalho realizado junto a juventude, agenda do Regional, o serviço das comissões, desafios socio-pastorais comuns, vivência de compromissos nacionais, questões administrativas, formação entre outros”, disse Dom Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
Ainda, neste primeiro dia de assembleia, acontecerá às 18h, uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, que será celebrada por Dom Irineu Roman, e concelebrada pelos bispos do CONSER.
Os bispos presentes na celebração, serão:
1 – Dom Antônio de Assis Ribeiro Arquidiocese de Belém
2 – Dom Carlos Verzeletti Diocese de Castanhal
3 – Dom Irineu Roman Arquidiocese de Santarém
4 – Dom Ivanildo Oliveira Almeida Diocese de Cametá
5 – Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces Diocese de Bragança
6 – Dom Jesús María López Mauleón Prelazia do Alto Xingu/Tucumã
7 – Dom João Muniz Alvez Diocese de Xingu/Altamira
8 – Dom José Luís Azcona Hermoso Prelazia do Marajó
9 – Dom José Maria Chaves dos Reis Diocese de Abaetetuba
10 – Dom Paulo Andreolli Arquidiocese de Belém
11 – Dom Pedro Jose Conti Diocese de Macapá
12 – Dom Raimundo Possidônio da Mata Diocese de Bragança
13 – Dom Teodoro Mendes Tavares Diocese de Ponta de Pedras
14 – Dom Vital Corbellini Diocese de Marabá
15 – Dom Wilmar Santin Prelazia de Itaituba
* – Cristiane Araujo de Queiróz Secretária Executiva do Regional Norte 2